Como criar uma marca com Brandkey? Começar um novo negócio envolve várias atividades difíceis. Temos que encarar questões burocráticas que muitas vezes não fazem sentido. Temos que validar o nosso negócio, seja uma startup ou não.
Entre essas atividades existe uma especialmente sensível e que é muitas vezes negligenciada: a criação da marca da empresa.
O que é uma marca e como criar uma?
Mais do que um simbolo visual, uma marca é a forma com que a sua empresa se relaciona com o mundo. Quando falamos sobre marca a maioria da pessoas pensa no logo ou no nome da empresa.
Uma marca é muito mais do que isso, é a forma com que a sua empresa vai encarar questões do dia a dia.
Qual é a linguagem utilizada nas redes sociais? Como será feito o atendimento no SAC da empresa? Como são as embalagens dos produtos? Quão coerente a sua comunicação e identidade visual é?
Algumas empresas como Nubank e o Itau são aulas de gestão de marca. Pensar o seu negócio do prisma do Branding é pensar a sua empresa como uma pessoa, que tem vida própria, que tem a sua visão de mundo.
Os clientes estão cada vez mais procurando por identificação com as marcas. Se você investiu R$500 em um freelancer, criou uma logo e acha que isso basta esse texto pode te incomodar um pouco.
Como criar uma marca?
Nós trabalhamos com inovação, sendo assim eu preciso fazer uma pergunta:
Em que fase você está do seu projeto? Se você ainda não validou o seu negócio PARE DE LER ESSE TEXTO AGORA MESMO E VÁ VALIDAR! Saiba como fazer isso lendo esse post sobre validação.
Se você já validou e agora quer criar uma marca que faça sentido, seu lugar é aqui mesmo.
Como criar uma marca: o que é o Brandkey?
O brandkey é uma ferramenta de gerenciamento que busca simplificar a montagem e a apresentação da estratégia de uma marca. O método é fundamentando em encontrar a “essência” da marca, a razão dela existir.
É um método imersivo, ou seja, você precisa responder ao diagrama fazendo uma pequena coleta de dados preenchendo cada um dos campos. Feito todo o processo o usuário fica apto a criar uma rota para a elaboração das ações envolvidas a estratégia da marca.
Falar de gestão de marca no Brasil é complicado, é extremamente escassa a literatura técnica sobre o assunto.
Modelo de brandkey
O “canvas” possui nove campos. O preenchimento de cada um deles colabora para que ao final do processo tenhamos várias informações sobre a forma da marca que queremos criar.
Abaixo segue uma breve descrição de como preencher cada um dos campos.
1. Pontos fortes
Quais são os pontos fortes da sua marca? Pode ser o produto, valores ou benefícios que tornam a sua oferta irresistível. Liste no mínimo de 3 a 5 pontos fortes.
2. Ambiente Competitivo
Quem são os seus concorrentes? Como é o ambiente regulatório? Quem são os substitutos? Como os seus clientes veem os seus concorrentes? Como interagem e escolhem as soluções disponíveis no mercado?
3. Alvo
Para quem a sua solução é destinada? Qual a situação em que ela é ideal? Não responda apenas com dados demográficos do público, dê detalhes sobre o uso e o cenário.
4. Introspecção
Descreva tudo o que você sabe sobre o seu consumidor e suas necessidades. Algo parecido com o preenchimento de uma persona.
5. Benefícios
Quais os benefícios funcionais do seu produto ou serviço? Qual a relação emocional do cliente com a sua marca? Como a sua marca impacta sensorialmente o seu público?
6. Valores, crenças e personalidade
Quais são os valores da sua marca? As coisas que são inegociáveis.
Que imagem você pretende passar com ela?
Quais são as coisas que a sua marca acredita? Quais são as suas crenças?
Se a sua marca fosse uma pessoa, como seria a sua personalidade?
7. Razões para acreditar
Cumprir uma promessa te dá direito de fazer mais promessas. Por que as pessoas deveriam acreditar em você? Como você consegue substanciar a experiência da sua audiência com a sua marca?
8. Discriminador
O que você faz melhor do que todo mundo? Por que você é a melhor escolha em um mercado com outras opções?
9. Essência
É o propósito da sua marca. O que faz você acordar todos os dias para trabalhar? O que o mundo perde se você fechar a sua empresa hoje?
Como preencher o brandkey?
Existem diversas formas de preencher o brandkey. Pela nossa experiência o melhor caminho é preencher sozinho (seja você um coordenador de marketing ou empreendedor), e depois apresenta-lo para a sua equipe ou sócios e fazer os ajustes.
Uma coisa muito importante: preencha na ordem apresentada aqui. O preenchimento nesse fluxo te ajuda a pensar na resposta seguinte.
Depois de fazer a primeira versão, realizar uma reunião para apresentar o brandkey e interessante deixar a versão oficial em um quadro visível para toda equipe.
Lembrando, o brandkey é mutável, não é um documento para toda a vida. Você deve sempre que necessário revisitá-lo e adicionar novas informações necessárias. Por exemplo, redes sociais surgem todos os dias, como nós podemos nos portar nelas? Essa informação é muito importante para o brandkey.
Como criar uma marca? Conclusões
Espero que esse post tenha te ajuda a pensar de forma estratégica a construir a sua marca. Esse exercício deve ser feito antes de pensar nome e logo.
Na verdade, o brandkey serve como um direcionador de todo o marketing da sua empresa.
Não é atoa que a metodologia é aplicada em diversas empresas com grande portfólio de produto.
Se precisar de ajuda para fazer marketing para a sua startup dê uma olhada no nosso Ebook.
Se ainda está começando o seu negócio de uma olhada no nosso post sobre como começar uma startup do zero.