Para falar sobre startup logística, precisamos entender um pouco sobre essa área, que é uma das mais críticas de uma empresa.
Vamos pegar a Coca-cola como exemplo. Se eu te perguntar quais são as maiores forças da Coca, provavelmente a sua primeira resposta não vai ser “logística”. Mas você já parou para pensar que a Coca é praticamente onipresente?
Você pode ir no restaurante mais chique da cidade ou no boteco de beira de estrada na menor cidade do interior: ela vai estar lá.
Qual é o segredo? Logística: controle de estoque, fornecimento, transporte… tudo o que é necessário para garantir que o produto esteja sempre à disposição.
Os sistemas que as grandes corporações usam para garantir a presença de seus produtos nos quatro cantos do mundo tem evoluído ao longo do tempo. Com a internet móvel e os smartphones, as possibilidade se ampliaram ainda mais.
Vamos entender um pouco sobre o que é uma startup logística e quais são os benefícios que essas empresas geram.
O que é uma startup de logística?
Também chamada de logtech, uma startup logística é uma plataforma digital que busca otimizar os serviços de fretes e transporte de cargas.
A maioria delas são mais focadas no mercado B2B, mas algumas atendem a outros modelos de negócio.
Os principais benefícios que uma startup logística gera são:
- Reduzir custos de frete e atendimento
- Possibilitar o contato do cliente (quem recebe) direto com o motorista
- Gerar conveniência e previsibilidade das entregas
- Permitir a avaliação do motorista
- Acompanhamento de indicadores relevantes para tomada de decisão
Basicamente, essas plataformas facilitam a vida tanto das transportadoras quanto dos motoristas e clientes envolvidos no envio de cargas.
5 exemplos inspiradores de logtechs / startup logística
Agora que você já sabe o que é uma startup logística, confira o nosso top 5 das empresas de tecnologia focadas nessa área. Se quiser começar uma startup eu aconselho que você leia esse post sobre como começar uma startup do zero.
1. Truckpad
No mercado desde de 2013, a Truckpad bateu a marca de 100 funcionários em 2019. Hoje contam com 1 milhão de motoristas conectados a milhares de transportadoras, à disposição para atender uma demanda de 100.000 cargas por mês.
O sistema da Truckpad permite que o cliente escolha o motorista que mais se adeque à sua necessidade. Além disso, calcula possíveis fretes de retorno, para otimizar os custos de trajeto.
2. Vtex Tracking
Pioneira na área de SaaS (software as a service) para logística, a Vtex está no mercado desde 2000. Hoje já tem uma estrutura robusta, com mais de 600 colaboradores e escritórios em 10 países.
Entre os principais diferenciais, destacam-se a possibilidade de adaptação para diversos modelos de negócios, assinatura digital e leitura de código de barras para facilitar a verificação dos pacotes.
https://vtex.com/br-pt/tracking/
3. Frete Rápido
“O primeiro HUB de transporte 100% Cloud da América Latina” – é assim que a Frete Rápido se apresenta. Se posiciona como HUB, diferenciando-se dos gateways de frete, revendas e TMS.
Essa startup se sobressai entre as demais pelas suas variadas funcionalidades e por evitar a necessidade de contrato com as transportadoras. Conta também com a comparação automática de valores de entrega de fontes diferentes.
4. Cargo X
Com um sistema baseado em big data e machine learning, a Cargo X se apresenta como o maior marketplace de fretes do Brasil. Com a proposta de conectar as partes envolvidas com tecnologia e eficiência, conta com profissionais do Brasil, Argentina e EUA.
Vale destacar a estratégia de comunicação dos caras: a marca desenvolve conteúdo de qualidade sobre o mercado, como a série Cargo Xperts que apresenta os desafios e tendências na área de transporte de cargas.
5. Uello
A Uello é uma transportadora digital. Sua principal característica é a flexibilidade: trabalham com diversos tipos de cargas. Tem à disposição caminhões, carros de passeio, veículos de carga menores e motos, o que amplia o leque de atendimento.
Entre seus diferenciais, destacam-se os envios urbanos: tem a possibilidade de entrega no mesmo dia, no dia seguinte e opções personalizadas. Além disso, proporciona o contato com o cliente por canais mais comuns e práticos, como SMS, e-mail e whatsapp.
Concluindo: Startup logística
Essa foi a nossa seleção de logtechs! Confira também nossa lista com 10 startups de entrega para você se inspirar.
E você, está pensando em criar uma startup?
Agende já a sua assessoria gratuita e comece a pôr essa ideia em prática!