6 exemplos de startup do setor imobiliário

imobiliária

Na economia brasileira, o setor imobiliário tem papel fundamental por movimentar bilhões por ano e se tornou responsável por oferecer incentivos de créditos para as pessoas adquirirem seus lares ou conquistarem alocação de suas próprias empresas, as startup do setor imobiliário são papel chave nesse processo.

Não é novidade alguma que as startups inovadoras foram – e ainda estão sendo – um divisor de águas. Nos últimos anos, a tecnologia tomou seu espaço e a experiência digital passou a ser algo cada vez mais procurada, inclusive, proporcionou o surgimento das proptechs, fintechs, agtechs, agrotechs, construtechs, infratechs e greentechs.

Principalmente em um ano marcado pela pandemia causada pelo COVID-19, as startups imobiliárias podem fazer toda a diferença e diminuir a quantidade de burocracia que envolve a procura por uma moradia.

Nesse artigo, iremos entender melhor sobre as proptechs e conhecer alguns exemplos.

Propetech: startup do setor imobiliário?

As proptechs (property technology) são startups que desenvolvem tecnologias aplicáveis no setor imobiliário e oferecem serviços que facilitam o encontro de quem busca um apartamento ou uma casa. Além disso, outros benefícios se destacam, tais como:

  • Redução de custos com marketing;
  • Aumento da receita na venda;
  • Conforto e economia para o cliente;
  • Integração de equipamentos e serviços;
  • Menor gasto com energia;
  • Diminuição dos custos transacionais;
  • Aumento de possibilidades de inovação.

O setor imobiliário normalmente é visto como conservador e tradicional por apresentar diversas burocracias, como a necessidade de preenchimento da papelada. Exatamente por isso que ele é uma oportunidade imperdível para desenvolver soluções que resolvam as dores dos envolvidos na negociação. Atualmente, as proptechs se encontram no ciclo 3.0 que se caracteriza pela inclusão dos dispositivos móveis e focados na experiência do usuário.

De acordo com o estudo Distrito Proptech Report Brasil 2020 são 343 protechs mapeadas e que 90% desses investimentos aconteceram nos últimos 4 anos. E o mapeamento da Terracotta Ventures constatou que entre 2019 e 2020, 95 das startups do setor encerraram suas atividades, logo, a sua taxa de mortalidade é de 16,75%. Nesse mesmo estudo do Distrito, constatou-se que a maior parte das proptechs tem como foco resolver os problemas internos de seus clientes.

Agora, vamos conhecer alguns exemplos de startup imobiliária para você se inspirar e, no fim, entrar em contato conosco. Todas elas têm a proposta de facilitar o procedimento de aquisição do imóvel, envolvendo a compra, venda ou o aluguel.

Credihome

A plataforma Credihome conecta o usuário interessado no financiamento imobiliário ou home equity com os bancos de forma mais prática e eliminando a burocracia. O que ela promete é oferecer uma assessoria completa desde o início da aprovação do crédito até a liberação do recurso.

Fix

startup do setor imobiliário

Disponível para Android e iOS, a Fix funciona como se fosse um Uber de prestação de serviços, colocando em contato inquilinos, proprietários, imobiliárias e profissionais que fazem trabalhos de montagem de móveis, instalação elétrica e pintura. Atualmente, a plataforma conta com mais de 25 mil usuários cadastrados e 21 mil serviços solicitados, auxiliando imobiliárias a conquistarem mais clientes com serviços de preservação de patrimônio e manutenção.

QuintoAndar

Um dos exemplos mais famosos que se tornou um unicórnio há pouco tempo é o Quinto Andar. Com o propósito de reinventar o jeito de alugar ou comprar um imóvel, a plataforma utiliza a tecnologia para oferecer vantagens no processo de negociação tornando-o mais ágil e sem burocracia. Segundos eles:

Alugamos casas e apartamentos de um jeito único no mundo. Para o inquilino, nada de burocracia como fiador ou cheque caução. Para o proprietário, a garantia de que o aluguel vai estar na conta todo o dia 12 e a Proteção QuintoAndar, que cobre até R$ 50 mil em danos ao imóvel não corrigidos pelo inquilino ao fim do contrato.

Kzas

Conectando e promovendo um match entre os compradores e vendedores, a Ksaz reúne soluções imobiliárias dentro de um espaço de marketplace, por exemplo a Kzas Krédito, uma curadoria online que reduz as etapas do financiamento de crédito na hora de comprar um imóvel.

Lançado em 2019 e com o uso de inteligência artificial, a plataforma permite uma análise dos dados do comprador com base nas informações disponíveis (renda familiar, idade e prazo de pagamento) dentro do seu perfil; após essa etapa, a equipe inicia a avaliação para encontrar melhor opção de aquisição do imóvel, seja por home equity, portabilidade, financiamento bancário ou consórcio.

Desde o início da pandemia em 2020, a Ksaz se tornou uma ótima alternativa, visto que, sua curadoria pode ser online, com direito a tour e agendamento virtual de visitas aos imóveis.

Yuca

A startup de co-living Yuca fundada em 2019 permite ao usuário alugar quartos individuais em apartamentos compartilhados e localizados em bairros centrais. O modelo de living inclui imóveis decorados e mobiliados feitos pela própria empresa, seja imóveis antigos ou novos que estão em boas condições dentro da grande São Paulo.

Loft

A proptech Loft se tornou unicórnio em pouco tempo e é uma startup especializada na compra, reforma e venda de imóveis. Um dos diferenciais da plataforma é a possibilidade de gerar e assinar a escritura digitalmente, deixando todo o processo de compra 100% digital, principalmente no uso de um certificado digital após a coleta das assinaturas que garantem mais segurança nas informações e validade jurídica. A escritura é assinada e encaminhada para a área de registro de imóveis em conjunto com a gravação da videochamada; após o recebimento, o setor responsável registra o título e garante que os requisitos legais sejam cumpridos.

Espero que o artigo sobre startup do setor imobiliário tenha sanado suas dúvidas.

Apesar de o seu crescimento e da alta possibilidade de lucro, o potencial da proptech ainda é pouco explorado. Que tal aproveitar essa oportunidade e agendar uma assessoria gratuita conosco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *