Quando foi a última vez que você ligou para pedir uma pizza? Desde que os smartphones começaram a se popularizar, o modelo de startup de entrega mudou nosso jeito de pedir e enviar produtos.
O aumento dos serviços de delivery é um reflexo de tendências de comportamento que pesquisadores identificam pelo menos há 30 anos. A busca por conforto e segurança são alguns dos elementos que começaram a influenciar para que as pessoas escolhessem ficar cada vez mais em casa.
A tecnologia só acelerou esse processo.
Hoje vamos falar um pouco sobre as plataformas de entregas e separamos 10 exemplos para você se inspirar.
O que é uma startup de entrega?
Não tem muito segredo, o próprio nome já diz tudo: startups de entrega são aquelas plataformas digitais que nos permitem solicitar o envio e recebimento de produtos.
Ficou em dúvida sobre o que é uma startup? Leia este artigo.
São modelos de negócio baseados na tecnologia de geolocalização, que calcula: rotas, tempo de entrega, frete e todos os detalhes para melhorar a experiência de entrega.
Uma startup de entrega tem grande potencial de escalabilidade, considerando que a necessidade de enviar e receber produtos é muito comum em qualquer lugar do mundo. Além disso, implementar um sistema de delivery automatizado movimenta a economia, gerando oportunidade para pequenos negócios e entregadores autônomos.
Geralmente, as plataformas de entrega conectam as seguintes partes envolvidas:
- O cliente: a pessoa que irá receber o produto a ser transportado.
- O estabelecimento: local que vende produtos e precisa entregá-los.
- O entregador: quem retira o produto do estabelecimento e leva até o cliente.
- A plataforma: a empresa por trás do aplicativo, que gerencia os cadastros e oferece o suporte técnico.
O modelo de negócios precisa equilibrar a geração de valor para todas as partes. Por exemplo: não adianta a plataforma ser super barata para o cliente às custas de uma taxa alta para o entregador.
É preciso desenvolver uma proposta de valor que seja interessante para todos os envolvidos, pois se algum deles não estiver disposto a fazer parte, o sistema não funciona.
Quer começar uma startup de entrega do zero? Leia esse guia sobre como começar.
Startups de entrega: conheça 10 exemplos
Existem vários modelos diferentes de startups de entrega. Muitas delas já envolvem a compra e o envio dos produtos, outras focam somente no transporte.
Dá uma olhada no top 10 que nós selecionamos:
Uber Eats
Partindo da missão da Uber de colocar o mundo em movimento, o Uber Eats surgiu da oportunidade de aproveitar a expertise da gigante do transporte de passageiros para entrar no mercado de delivery. No ar desde 2014, o Uber Eats é um dos maiores players atualmente.
Rappi
A Rappi é uma das plataformas de entrega mais flexíveis, enviando desde o seu prato favorito até a entrega de um documento importante. Essa plataforma brasileira se destaca por ter recebido o primeiro investimento de 1Bi entre startups.
iFood
Pioneiro no mercado nacional, o iFood é um app de delivery dos mais populares. A interface amigável e os diversos cupons quase diários são os pontos fortes para o cliente. Permite agendar pedidos recorrentes e compras de mercado.
99 food: startup de entrega
Seguindo a mesma linha do Uber Eats, o 99 food é um desdobramento da 99, que começou como plataforma para solicitar taxis e depois evoluiu para motoristas particulares no estilo Uber. Foca mais em restaurantes e lanchonetes.
Loggi
Nem só no setor de alimentos vive o mercado de startup de entrega. A Loggi oferece serviços de motoboy para escritórios e entrega de e-commerces. É a startup brasileira no mercado de envio que alcançou o status de unicórnio (avaliada em mais de U$1Bi antes de ir para capital aberto).
Mandae
“Transforme sua logística em uma vantagem competitiva” – essa é proposta de valor da Mandae. Voltada para o mercado B2B, essa plataforma foca em melhorar o desempenho das entregas, diminuindo custos operacionais e oferecendo fretes mais em conta.
Troque Fácil
A proposta da Troque Fácil é agilizar as trocas e devoluções. Esse é o ponto fraco do atendimento de muitos e-commerces, que criam barreiras e burocracias no momento do cliente devolver ou trocar os produtos. A plataforma oferece autonomia ao cliente, melhorando a experiência.
Shippify: startup de entrega
Com foco em logística urbana, a Shippify oferece serviços de otimização de entregas para empresas e corporações. Apostam na experiência do cliente que recebe, considerando que o entregador é o contato mais próximo que o consumidor tem com a empresa.
James Delivery
“Seu delivery de qualquer coisa” – é assim que o James se apresenta. Com uma comunicação bem pessoal, essa startup curitibana foi comprada pelo Grupo Pão de Açúcar em 2018 e já está presente nas cinco regiões do Brasil.
Melhor envio: startup de entrega
Fazer cotação de frete já não é mais uma dor de cabeça. Com a Melhor Envio, é possível cotar ao mesmo tempo com várias transportadoras, ganhando tempo e ajudando a encontrar a opção com melhor custo-benefício.
Essa é a nossa seleção de startups de entrega!
Tá pensando em desenvolver uma startup de entrega?
Agende agora a sua Assessoria gratuita com nossos especialistas em inovação!