O que começou com pequenas peças artesanais de ouro e prata para substituir o escambo direto, hoje quase nem aparece mais em forma física. O dinheiro continua em constante evolução e o reflexo disso é a explosão no mercado com o surgimento das fintechs. Mas espera, o que é uma fintech?
As fintechs estão com tudo! E se você ainda não sabe o que é nesse post, vamos falar um pouco sobre esse mercado e mostrar a nossa seleção de startups nacionais nessa área. Vamos lá?
O que é uma fintech?
Fintech vem da junção de financial (financeiro) + technology (tecnologia). São as empresas que oferecem novas soluções para os processos financeiros, baseando-se em tecnologia.
O que é uma fintech? Categorias
As fintechs podem ser classificadas em várias categorias, já que o ser humano se relaciona com o dinheiro de diversas formas. Seguem algumas delas:
- Câmbio: Operações de câmbio e cross-border
- Cartões: Crédito e pré-pagos
- Crédito: Antecipação, consórcios, marketplace, oferta direta e P2P
- Criptomoedas: Corretoras, investimentos e pagamentos
- Crowdfunding: Equity e projetos
- Dívidas: Negociação de dívidas
- Fidelização: Benefícios e programas de fidelidade
- Finanças pessoais: Educação financeira
- Investimentos: Ativos financeiros, gestão de investimentos e marketplace
- Meios de pagamento: Mobile, PdV e processamento
- Serviços digitais: Bancos digitais, contas digitais e eWallets
Essas e outras categorias são apresentadas no Distrito FinTech Report 2020, pesquisa que apresenta o panorama das fintechs brasileiras. Essas startups estão se destacando no cenário nacional e vale a pena conhecer algumas delas.
Respondida a pergunta: fintech o que é? Vamos a 8 exemplos de sucesso no brasil!
Fintechs brasileiras: conheça 8 exemplos
Confira agora a nossa lista com as principais fintechs que se destacam no Brasil, conhecendo alguns detalhes e curiosidades sobre cada uma delas.
NuBank
Visto como o banco digital queridinho do Brasil, o NuBank oferece conta digital, cartão de crédito e conta PJ. Desde a abertura, todas as transações são 100% seguras, sem tarifas e todas pelo aplicativo.
O famosos “roxinho” já ultrapassou a marca de 20 milhões de clientes no Brasil. Com uma estratégia de atendimento ao cliente focada em satisfação total, a marca tem evoluído, apresentando novidades o tempo todo.
Picpay
O Picpay é uma startup fintech da categoria de eWallets, que são as carteiras virtuais. Você cadastra seus cartões de crédito e faz pagamentos para amigos e empresas tudo por dentro do aplicativo.
O sistema permite leitura de QR code para fazer cobranças e está sempre oferecendo cashback. Além disso, é possível pagar boletos, recarga de celular, cartão transporte e deixar o dinheiro rendendo, com percentuais mais altos do que as poupanças.
Ebanx
Fazer compras em sites internacionais ficou mais fácil para os brasileiros depois do Ebanx. Essa plataforma permite que o pagamento seja feito com a moeda local, independente de onde seja o e-commerce.
Lançado em 2012, o Ebanx teve um crescimento exponencial. Em 2019 alcançou o status de startup unicórnio, sendo a primeira do sul do país. Hoje já alcança mais de 50 milhões de pessoas em mais de 1000 sites em todo o mundo.
Méliuz
Que tal comprar alguma coisa e receber parte do seu dinheiro de volta? Essa é a proposta da Méliuz, que oferece uma infinidade de cupons de desconto e cashback em mais de 1600 lojas online.
Mas como uma empresa se sustenta devolvendo dinheiro para os consumidores? O modelo de negócios da Méliuz é assim: as empresas pagam para divulgar no site e no aplicativo e a Méliuz reparte esse valor com os consumidores. Ou seja, todas as partes saem ganhando.
Catarse
Cansados de “ver gente brilhante com projetos engavetados”, os fundadores do Catarse começaram o primeiro crowdfunding brasileiro. No ar desde 2011, mais de 13 mil projetos de diversas áreas diferentes já foram financiados por essa plataforma.
Crowdfunding ou financiamento coletivo é uma espécie de vaquinha online: várias pessoas se juntam e cada um doa um pouquinho para alcançar um valor significativo.
PayNow
Focado em ajudar a galera a sair das dívidas, o Paynow ajuda na negociação e oferece várias formas de pagamento. A plataforma ajuda a conseguir descontos consideráveis, alcançando até 90% do valor inicial.
Através da plataforma, o usuário seleciona qual dívida em aberto quer renegociar. O Paynow faz a negociação e apresenta as melhores propostas. Depois é só escolher se vai ser débito, crédito ou parcelado em até 12x.
O que é uma fintech? Conclusão
Agora que você já aprendeu um pouco sobre o assunto, que tal começar a sua startup fintech? Agende sua consultoria gratuita!