‘Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje’ é a frase que define a metodologia Kaizen e nós vamos te explicar o porquê.
A geração Z, nativos digitais ou millenials – jovens nascidos dos anos 1990 até 2010 -, contempla indivíduos que vivem apressados e isso reflete em todas as áreas de suas vidas, principalmente a profissional.
Consumidores, empresas e mercados estão cada vez mais exigentes e imediatistas. Por isso, é essencial desenvolver metodologias e alternativas que seguem as mesmas demandas da sociedade. Nesse artigo, iremos falar a respeito do sistema Kaizen, como ele surgiu e como ele funciona.
O que é Kaizen?
Kaizen significa, em japonês, melhoria contínua ou mudança para melhor. Segundo os autores Peterson Lourindo e Antônio Júnior:
“Kaizen é uma palavra pronunciada por Ky Zen, a tradução de Kai é mudança e a tradução de Zen é bem ou o melhor. A palavra Kaizen quando aplicada significa melhoria contínua. É uma filosofia que se baseia na eliminação do desperdício a partir do uso de soluções a baixo custo.”
As organizações corporativas estão adaptando todos os setores de suas empresas em busca de melhorias.
Mas como fazer isso? Simples. O que você terá que fazer é ensinar as pessoas a perseguirem objetivos e metas, sempre transferindo conhecimentos a fim de ajudar os outros a eliminarem ou reduzirem uma atividade.
O surgimento do conceito Kaizen
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na década de 50, o Japão havia enfrentado uma série de violências e atrocidades com a sua população, uma delas foram as bombas lançadas nas cidades Hiroshima e Nagasaki.
Posteriormente, o governo se viu obrigado a desenvolver projetos para as áreas de gestão e administração o mais rápido possível para competir mundialmente e alcançar grandes marcas, como a Ford.
Nesse exato momento da história do Japão, que nascem diversas metodologias ensinando as empresas a plantarem e colherem frutos proveitosos como, por exemplo, o Programa 5S e Poke Yoke.
Outra metodologia é sobre a Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) e dentro dela há o conceito Kaizen com o seguinte intuito: “produzir mais, utilizando menos, a fim de tornar a empresa eficiente”.
A filosofia e o conceito criado pelo professor Masaaki Imai, considerado pai do Kaizen e autor do livro Kaizen – The secret to Japans competitive success e fundador do Kaizen Institute, explicou como a metodologia deveria funcionar e quais são as atividades e práticas a serem aplicadas.
Focando na qualidade e lucro do processo com a participação de todos os funcionários da corporativa e, assim, eliminando desperdícios e redução de custos. Consequentemente, os clientes sairão satisfeitos e os trabalhadores terão um local de trabalho seguro e produtivo.
O melhor disso tudo é que pode ser aplicado em qualquer porte de empresa, pequeno, médio ou grande. O importante é estudar a fundo o processo, estar motivado a crescer e contar com o envolvimento de todos os colaboradores. A ajuda também tem que ser mútua.
O que a empresa ganha com o Kaizen?
Aliás, essa metodologia não é daquela que funciona apenas na teoria. Quando aplicada, a longo prazo, a sua gestão empresarial garante:
- Aumento de produtividade;
- Redução de custos e desperdício da empresa;
- Ganho em lucratividade;
- Melhora da qualidade de comunicação e cooperação dos trabalhadores;
- Aumento da satisfação do cliente e dos funcionários;
- Maior condição de trabalho para todos os colaboradores;
- Redução do tempo de entrega.
O conceito de “fazer mais, com menos” está se instalando em diversas empresas nacionais e internacionais que buscam melhorar processos, principalmente, nas áreas de Marketing, Controladoria, Logística, Armazenamento, Administrativo e Processos.
Listamos algumas delas para trazer como exemplos:
- Cyrela Commercial Properties S/A (CCP);
- Aeris: Energia Renovável;
- WEG S.A.
Passo a passo para o sucesso:
A princípio, quando citamos que se trata de um procedimento contínuo, quisemos dizer que o resultado não virá rapidamente, e sim, lentamente. Portanto, já avisamos que não adianta ter pressa.
Desde o lançamento do livro Kaizen – The secret to Japans competitive success, Kaizen foi se desenvolvendo de acordo com as necessidades de cada corporativa.
Porém, ela ainda segue etapas, antes, durante e depois do projeto. Continue lendo para conferir:
Primeiramente, é preciso estudar com a equipe interna de todos os departamentos os pontos a serem melhorados em um brainstorming e reuniões para discussão.
Nessa etapa, a empresa irá definir o líder do projeto e a equipe a fim de estabelecer metas e objetivos escritos no plano de ação.
Identificando oportunidades e começando a questionar:
- Qual a nossa condição atual?
- Onde queremos chegar?
- Como chegaremos a essa situação desejada?
Em seguida, durante o projeto, chegaremos na etapa de análise do processo, desenvolvimento de uma solução e implementação dessa.
É o momento de construir produtos e serviços com base nessas melhorias de fácil aplicação e redução de desperdícios.
Ao encontrar uma solução, aplique imediatamente e, aos poucos, molde essa ideia para alcançar o resultado esperado.
O último passo
Não se esqueça de realizar treinamentos e reuniões constantes com os funcionários para orientar sobre os processos e discutir o andamento da solução.
Afinal, a metodologia Kaizen é uma filosofia a ser seguida na história da empresa, sem ser visto como um projeto a ser concluído.
Por fim, estude os resultados, apresente-os a todo o time e, se for o caso, corrija os prováveis erros que aparecerão para padronizar a solução e planejar o futuro da empresa.
Resumindo, uma vez incorporadas, as etapas da metodologia Kaizen se darão pelo planejamento, ação, verificação e agilidade.
Use a criatividade e, principalmente, substitua antigas ideias por novas. Dê uma oportunidade para a mudança. A Evolve te apoia na inovação e transformação sempre visando a melhoria contínua, tornando a sua empresa mais ágil e inteligente.
Enfim, deixe nos comentários o que você acha dessa metodologia e se pensa em aplicá-la em sua empresa. Compartilhe com seus colegas e aproveite os nossos conteúdos gratuitos, principalmente de Planejamento de Marketing Digital e ideias para abrir um negócio.
Vamos evoluir e crescer juntos!