Como funciona a validação de uma startup?

validação

Vamos entender melhor sobre esse termo e como realizar o processo de validação de uma ideia de forma correta. Aproveite a leitura!

Está com uma ideia de startup e não consegue tirar da cabeça? Antes de colocar sua ideia para jogo, recomendamos ler esse conteúdo até o final. Garantimos que você não irá se arrepender.

Uma startup, com um ótimo desempenho, não começa sua história apenas com uma boa ideia. Além da necessidade de ser inovadora, é necessário que ela passe por um processo chamado de validação.

O que é validar?

No dicionário Aurélio, a palavrar validar significa:

v. t. d. 1. Tornar válido conforme aos preceitos vigentes; legitimar;

Dentro do mundo das startups, validação é o termo que diz a respeito do momento em que comprovamos a veracidade de uma hipótese ou achismo com provas concretas. Uma etapa crucial e que não pode ser deixada de lado.

Com ela, o empreendedor obtém insights que farão toda a diferença desde o início da jornada até o lançamento do produto, o tornando mais interessante.

A princípio, validar não significa chegar em amigos próximos e perguntar o que eles acharam da sua ideia, é muito mais que isso. E nós vamos entender como funciona agora.

Como validar uma ideia?

Iremos te dar um spoiler sobre validar uma ideia: não é tão simples quanto parece.

Depois de ter uma ideia de startup, analisar os insights é uma garantia para o seu negócio não quebrar. Logo, segure a ansiedade e não parta diretamente para a construção do produto.

Validação da persona/cliente

O foco nessa etapa será o cliente. Afinal, é ele quem vai gerar renda para você continuar o seu negócio. Mas não é qualquer cliente, é o ideal que chamamos de persona.

A persona é uma representação de um consumidor ideal com características principais (que você consegue descobrir analisando o público-alvo do seu negócio) e as dores que a sua ideia buscará resolver.

Então, faça uma pesquisa bem minuciosa para entender as dores da sua persona e de que forma a sua ideia pode ser uma solução para os problemas dela. Ou seja, primeiro, valide as dores, depois valide sua solução.

Hora de realizar uma entrevista de validação de persona para se aprofundar na observação dos comportamentos e padrões.

Planeje perguntas que envolvam o entrevistado a fim de que ele responda com a maior sinceridade e clareza, sem conduzir suas respostas. Anote todos os insights e valide as dores da persona.

Validação da proposta de valor

A partir das anotações a respeito das dores da persona, você irá enxergar com mais clareza se a sua ideia pode transformar a vida do seu cliente.

Aproveite para descobrir as funcionalidades do seu produto e elas serão impactantes na vida da persona. Quando a reposta vier, você encontrou a proposta de valor.

Validação do produto

Vamos recapitular: você validou a sua persona, encontrou as dores para resolver e, agora chegou a hora de falar do que mais gostamos na Evolve, o seu Mínimo Produto Viável (MVP).

O MVP serve para validar o seu produto em menor tempo e com menores gastos. Elenque as funcionalidades do produto e monte ele, seja de forma mais elaborada ou mais simples, como uma landing page, vídeo institucional ou no Power Point.

O principal objetivo dessa etapa é saber se existem pessoas dispostas a pagar pela sua solução.

Validação dos fatores externos

Os fatores externos que estamos falando nessa etapa são, em resumo:

  • Concorrência;
  • Tamanho do mercado;
  • Cotação do dólar;
  • Legislação local;
  • Uso de tecnologias.

O principal desses fatores é conhecer o mercado de atuação, procure se há oportunidades nessa área que você pensa em atuar e analise como os concorrentes estão fazendo a propaganda do seu produto – mas nada de copiar o trabalho do coleguinha.

Dependendo dos fatores externos que você irá validar, será preciso elencar os pontos mais importantes para ter certeza de que sua ideia será bem-sucedida.

 

Finalmente chegamos até aqui e você deve ter compreendido que a parte de validação é superimportante. Chegou o momento de colocar sua ideia em prática da forma certa e começar a ter suas primeiras vendas.

Além desses conteúdos gratuitos, você pode agendar uma assessoria conosco e vamos ajudá-lo a lançar o seu produto no mercado.

Afinal, a Evolve já apoiou mais de 205 startups a saírem do papel com a nossa metodologia exclusiva o mais rápido possível.

2 comentários sobre “Como funciona a validação de uma startup?

  1. Boa noite a todos da Evolve.
    Realmente os seus posts me envolveu muito, já faz algum tempo que venho mentalizando o inicio de uma startup e até agora não me senti seguro para tal ato.
    Lendo as suas matérias passei a me sentir um pouco mais seguro nessa ideia e a qualquer momento estarei fazendo um contato com vocês para aceitar a Vs. acessória.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *