Pular para o conteúdo

Desk Research: conheça mais sobre a pesquisa secundária

desk

O Desk Research é uma alternativa para quem deseja realizar uma pesquisa de mercado.

Sabe aquela história de “tempo é dinheiro”? Então, o Desk Research se assemelha a essa famosa frase.

Como já sabemos, a pesquisa é uma das etapas fundamentais que não podem ser esquecidas ou deixadas de lado, visto que o sucesso do produto ou serviço irá depender dela.

Portanto, hoje iremos entender mais sobre esse conceito e como realizar uma pesquisa secundária.

Sumário para você não se perder:

  • O que é Desk Research?
  • Vantagens e desvantagens da Desk Research
  • Diferença entre a Pesquisa Primária e Pesquisa Secundária
  • Passo a passo da Desk Research
  • Como efetuar a Desk Research?

O que é Desk Research?

No processo de desenvolvimento do produto que vai ser lançado ao mercado, é necessário realizar uma pesquisa por trás para entender, principalmente, qual a demanda dos consumidores.

Contudo, os obstáculos mais encontrados por empresas no momento de efetuar a pesquisa do zero envolvem tempo e dinheiro.

Ora, pode acontecer da empresa ter um e não ter o outro, ter ambos ou não ter nenhum. Quando nos encontramos encurralados dessa forma, muitas vezes bate o desespero, mas é para isso que a Desk Research existe.

Aliás, aproveite para ler o artigo do nosso blog sobre como abrir um negócio com pouco dinheiro, clicando aqui.

Para quem não sabe, Desk Research, também chamada de pesquisa secundária, é um método que reúne todas as informações contidos em documentos que já existem e que podem ser usados para produzir um conhecimento novo.

O método se baseia em dados secundários, ou seja, de informações coletadas em pesquisas feitas por outras pessoas em outros projetos.

A sua aplicação é obrigatoriamente antes do início de qualquer projeto, tanto um protótipo quanto um teste de usabilidade.

Vantagens e desvantagens da Desk Research

Vamos iniciar falando que o melhor benefício desse método é poupar tempo.

Todo empreendedor sabe que, apesar de clichê, tempo é dinheiro. Sempre precisamos dar conta de nossas tarefas do dia a dia.

Agora, imagine encontrar uma pesquisa já realizada e que você só precisará adaptar para o seu produto ou serviço.

Visto que esses dados existentes foram obtidos depois de um estudo aprofundado baseado em observações, entrevistas, testes, relatórios, entre outros.

Observação: isso não significa que você não vai precisar colocar a mão na massa, ok?

Assim como a pesquisa primária, outro benefício é auxiliar na tomada de decisão, criando conhecimentos a respeito do tema.

Além disso, caso a sua empresa não tenha o orçamento suficiente para cobrir a pesquisa, a Desk Research tem um custo menor (e até mesmo nenhum) para a sua realização,

Diferença entre a Pesquisa Primária e Secundária

Por mais simples que pareça, vamos pontuar a diferença entre esses dois tipos de pesquisa.

Logo, a Pesquisa Primária visa suprir as necessidades do projeto e os resultados são mais específicos para a empresa que conduziu a pesquisa. Primeiro, os dados são filtrados e tabelados, e depois passam para a parte de análise e reportagem.

A Pesquisa Secundária não pertence aos pesquisadores que a conduziram, visto que é um conjunto de dados existentes e gerados na Pesquisa Primária.

Posto isso, o trabalho primário exige muito mais tempo e dinheiro que o secundário – onde sua realização é considerada mais rápida e barata.

Passo a passo da Desck Research

Como todo método, existem etapas que precisam ser cumpridas para chegar em um resultado mais assertivo.

Porém, sinta-se à vontade para adaptar esse passo a passo conforme você achar necessário.

Vamos lá?

ETAPA 1

Defina o seu objetivo: sem objetivo não saberemos onde queremos chegar. O foco pode ser em torno de um número (como coletar informações de 10 testes realizados) ou uma suposição (como uma hipótese).

ETAPA 2

Selecione as fontes que serão usadas: identifique e mapeie todas as fontes que tratam sobre a temática para poupar tempo e evitar perder o foco da pesquisa.

ETAPA 3

Estabeleça um prazo: determine o tempo que você irá investir nessa pesquisa (incluindo horas, dias e semanas) e qual será o prazo final para que ela seja finalizada.

ETAPA 4

Hora de realizar a pesquisa e analisar os dados: reúna a maior parte das informações que você encontrar em um fichamento ou resumo. Por fim, leia todos os dados coletados e analise-os, se precisar compare os resultados para verificar se eles responderam o objetivo. Lembre-se de montar um relatório para melhor organização.

Como efetuar a Desk Research?

As informações de pesquisa por serem fáceis de serem encontradas requerem um cuidado redobrado no uso de fontes confiáveis.

Sabemos que na internet existem uma infinidade de conteúdos e materiais tanto com qualidade quanto sem.

A princípio, e junto com o passo a passo que falamos acima, o modelo mais fácil de preencher com os dados encontrados é esse:

desk

Para preenchê-lo é simples:

  • Certezas: são dados que você tem certeza de que representam o seu projeto e a sua empresa, aqueles que se assemelham com o produto ou serviço que será lançado;
  • Suposições: aqui ficará aquelas informações que você não tem tanta certeza sobre a veracidade ou se ela condiz com o que você irá oferecer ao mercado;
  • Dúvidas: coloque todas as dúvidas que surgirem ao longo dessa análise, seja a respeito da pesquisa secundária ou sobre o seu produto;

Voltando ao assunto, a internet é uma das opções mais comuns de encontrar informações, mas não a única. Por isso, a empresa pode pesquisar se baseando em:

  • Produtos que existem no mercado: observe a experiência e a interação relacionados a produtos antigos de outras empresas ou do seu próprio negócio. Dessa forma, você irá entender quais ideias tiveram sucesso e quais foram as dificuldades encontradas.
  • Pesquisa em fontes externas: na internet encontramos sites que oferecem dados gratuitos ou pagos, além dela você pode realizar o seu estudo em bibliotecas, instituições de ensino, mídias e informações comerciais.

Concluindo, a evolução da tecnologia nos proporcionou alternativas para produzir conhecimentos e auxiliar no sucesso dos nossos negócios. É isso que a Evolve se preocupa.

A nossa metodologia foi pensada para ajudar pessoas que querem começar os seus projetos, mas não sabem como.

Por isso, indicamos começar agendando uma assessoria gratuita conosco agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *