O que é break-even?
O break-even ou “ponto de equilíbrio” em português é o termo que define o momento em que um negócio não tem lucro e nem prejuízo. A conta fica zerada.
É uma métrica muito importante para empreendedores e investidores.
Quando um negócio alcança o break-even é sinal de que a operação deixou de dar prejuízo. Teoricamente, a partir desse ponto a empresa começaria a dar lucro e recuperar o capital investido.
Outra designação, utilizada no meio das finanças e da economia o Break-even Point (BEP).
Como calcular o break-even?
Como dito acima o break-even é o ponto de equilíbrio entre receitas e despesas.
Para calcular você deve somar todas as saídas financeiras e subtrair esse valor das receitas totais.
Se o valor for positivo a empresa “bateu” o ponto de equilíbrio e começou a gerar lucro.
Se o valor for negativo a empresa está a baixo do ponto de equilíbrio e está gerando prejuízo.
A importância do ponto de equilíbrio
A grande importância do ponto de equilíbrio e a análise de viabilidade do negócio. Se você está começando uma startup provavelmente nas suas projeções financeiras está contemplado o momento que em o negócio alcança esse valor.
Com essa data prevista você consegue analisar a viabilidade e atratividade de um negócio.
Pense comigo, se o negócio necessita de um investimento de 1 milhão de reais e leva 3 anos para alcançar o ponto de equilíbrio levando ainda mais tempo para retornar o investimento (cashback), talvez só com essa projeção já seja possível chegar a conclusão de que o negócio é viável, mas não é atrativo.
Ou seja, é mais interessante investir em um negócio com o ponto de equilíbrio mais próximo e, consequentemente com retorno de investimento mais rápido.
Embora exista alguma relação entre Break-even, CashBack e Taxa de minima atratividade é sempre bom realizar uma análise mais apurada, levando em consideração todas as variáveis.
Além do ponto financeiro você vai encontrar também algumas aplicações holísticas de ponto de equilíbrio.
O que é break-even: referência acadêmica
No ponto de equilíbrio, a receita gerada cobre apenas os os custos totais, sejam fixos ou variáveis. Planejamento Financeiro, Yumara Lúcia Vasconcelos, 2008.