Pular para o conteúdo

O que é Focus Group ou Grupos Focais?

focus

Independente do estudo, os métodos de pesquisa, como o Focus Group são alternativas que muitas empresas deveriam usar a fim de facilitar todo o processo de coleta de dados.

Nesse artigo iremos entender mais sobre o Focus Group em específico, suas vantagens, desvantagens, as variações, e como ele funciona.

O que é Focus Group?

O Focus Group ou Grupos Focais é uma técnica muito usada dentro de pesquisas qualitativas sobre o mercado. Basicamente, são reuniões presenciais de interação entre os colaboradores e o objeto de pesquisa.

Aliás, já conversamos sobre os dois tipos de pesquisa: a qualitativa (proporciona dados mais específicos) e a quantitativa (diz a respeito da quantidade e resultados mais gerais).

A pesquisa qualitativa normalmente ocorre com um grupo menor de pessoas e oferece uma maior liberdade aos entrevistados para exporem a sua opinião sobre um determinado assunto.

Logo, dentro dessa pesquisa surge uma forma de coletar dados chamada Focus Group e que se assemelha à ideia do brainstorming.

Pode ser usado em diversos campos, o único critério é envolver pessoas reais no estudo para conseguir gerar as informações desejadas a fim de confirmar ou excluir uma hipótese sobre:

  • O porquê de o consumidor escolher determinada marca;
  • Quais são as tendências e expectativas do público da empresa.

Os segmentos onde encontramos mais esse tipo de método é quando a empresa deseja ter conhecimento dos consumidores, planejar um novo produto ou serviço.

Qual a origem do Focus Group?

Antigamente, esse conceito estava estritamente ligado a Antropologia e Sociologia. Ao longo do tempo, o Focus Group foi se adaptando e ganhando espaço em setores da Psicologia, Educação e Administração.

A sua origem se deu na área da Sociologia usada por Robert Merton em seu trabalho de pesquisa e, em seguida, por Paul Lazarsfeld que introduziu o Focus Group no marketing – onde encontramos em grande número atualmente.

Principais características

Assim, como todo conceito que trazemos em nosso blog, o Focus Group apresenta características que podem fazer a diferença na sua empresa, tais como:

  • Envolve diversidade entre as pessoas, colaboradores ou funcionários participantes da pesquisa;
  • A reunião é realizada entre oito e doze participantes e costuma durar em torno de uma a duas horas;
  • As informações que contém os dados desse estudo são transcritos;
  • Necessita de um moderador que irá guiar a interação entre as pessoas por meio de pautas estabelecidas anteriormente;
  • As perguntas são abertas.

Tipos de Focus Group

O Focus Group pode se dividir nos seguintes caminhos autoexplicativos:

  • Focus Group bi-direcional;
  • Focus Group com dois moderadores;
  • Focus Group com moderados em duelos;
  • Focus Group moderados pelos próprios respondentes;
  • Focus Group com participação do cliente;
  • Mini Focus Group;
  • Focus Group em teleconferência;
  • On-line Focus Group.

Vantagens e desvantagens

O mais interessante é que o método permite que as pessoas argumentem e contra argumentem, podendo mudar de opinião sobre a respeito de um assunto por um argumento que a convenceu. As demais vantagens do método são:

  • Interação com pessoas reais que enriquecem os resultados;
  • Sinergismo, estimulação, espontaneidade e naturalidade nos dados;
  • Flexibilidade do moderador dentro da reunião para pautas que não estavam previstas;
  • Profundidade e altas probabilidades dos resultados;
  • Baixo custo e rapidez na coleta, já que antes as pesquisas qualitativas eram feitas por meio de entrevistas

Já as desvantagens consistem em:

  • Os dados por terem essa vasta probabilidade são difíceis de analisar;
  • Dificuldade em reunir um grupo e a possibilidade de discussões no meio da reunião por conflito de opiniões;
  • O pesquisador não tem controle sobre os dados obtidos;
  • O moderador tem que ser treinado e a discussão não é realizada em um ambiente natural.

Para um resultado mais efetivo é fundamental aplicá-lo coletivamente. Por isso, prepare o local para colher dados gerais e em menor quantidade, visto que, não é uma entrevista individual.

Enfim, ele pode preparar o terreno de um grande projeto ou para esclarecer resultados de outros diferentes estudos.

Como realizar o Focus Group?

Os entrevistados do grupo deverão se sentar ao redor de uma mesa ficando de frente uns para os outros, enquanto o mediador direciona toda a discussão.

Anterior a isso, a empresa deve selecionar, com base no foco da pesquisa, quem serão os participantes para atingir de maneira mais assertiva os resultados.

Por exemplo, o seu negócio é uma startup que abrange pessoas do público jovem-adulto. O melhor a se fazer é levar indivíduos dessa faixa etária para serem entrevistados. Além disso, é interessante seguir o mesmo perfil social, com o mesmo perfil de renda, idade e região onde residem.

No decorrer da discussão, as pessoas conversam, pensam em conjunto e, muitas vezes, mudam de opinião o tempo todo. E você pode tirar proveito disso, conhecendo os argumentos usados por eles, entendendo e percebendo cenários diversos.

Por que usar?

Como citamos, as pesquisas qualitativas eram realizadas com entrevistas individuais com os participantes, ou seja, além de demorar muito tempo, deixava a pesquisa menos efetiva e menos rica.

Então, com a aplicação dele no processo se tornou mais ágil e rápido, visto que os pontos de vistas de todos os participantes são expostos e o moderador consegue definir as opiniões individuais e as coletivas.

Conseguindo, dessa forma, analisar concorrentes, a própria empresa ou fazer uma experiência com o lançamento de produto ou serviço.

 

Caso o seu intuito seja observar os comportamentos e as particularidades do seu público, recomendamos apostar nesse método de pesquisa.

Como sempre falamos, não adianta querer lançar um produto no mercado sem antes entender se possui uma demanda e qual é a opinião da audiência sobre ele.

Vamos tirar a sua ideia do papel juntos e transformá-la em um negócio de sucesso! Agende sua consultoria gratuita conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *