Pular para o conteúdo

Startup fintech: empresas que desburocratizaram o setor financeiro

fintech

A inovação e a tecnologia vem provocando mudanças efetivas nas empresas e não seria diferente com a fintech. Afinal, estamos vivendo uma revolução na área do empreendedorismo.

Na linha de frente desse processo encontra-se as startups e fintechs que estão utilizando a tecnologia para inovar nos produtos ou serviços. Hoje, vamos entender quais soluções essas empresas mais oferecem e quais exemplos você pode seguir como inspiração.

O que é fintech?

A fintech (do inglês financial + technology) é um termo que caracteriza as empresas que oferecem soluções inovadoras e tecnológicas de baixo custo voltadas para a indústria financeira e de pagamento. O principal objetivo desse segmento é desburocratizar o setor financeiro e resolver os problemas que as pessoas enfrentam. Elas não possuem a necessidade de uma estrutura física já que são completamente digitais.

A tecnologia financeira ou financial technology comercializa serviços para o setor monetário: cartões, crédito, seguros, criptomoedas, backoffice, câmbio, crowdfunding, dívidas, investimentos, finanças pessoais, serviços digitais e meios de pagamento. Algumas categorias de tecnologia resolvem soluções de:

  • Software para gerenciamento financeiro;
  • Aplicativos de pagamento móvel e criptomoedas;

Por mediar relações, melhorar o atendimento bancário com os clientes e auxiliar os procedimentos financeiros, a fintech possui dois públicos-alvo:

  • Business to Consumer (B2C): soluções para o consumidor final
  • Business to Business (B2B): soluções para pequenos e grandes empreendedores

Áreas de atuação das fintechs

Empresas startup tiveram um salto de crescimento devido a evolução da tecnologia e, claro, que o setor financeiro é um dos mais promissores quando se trata de inovação. No Brasil, o número de fintech cresceu 527% e, atualmente, contamos no total com 1.174 fintechs, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Em 2020, as fintechs captaram US$ 1,88 bilhão em 107 rodadas de investimento. Já em 2021, a previsão é de o setor acumular o maior volume de investimentos.

Objetivando facilitar a vida dos clientes, as fintechs podem atuar nas seguintes áreas:

  • Fintech de pagamento: facilita a compra e venda de produtos com cartões ou máquinas sem taxas;
  • Controle financeiro: os aplicativos deixam finanças pessoas mais organizadas;
  • Crowfunding: plataformas que as pessoas contribuem financeiramente em um projeto, negócio ou ideia inovadora;
  • Fintech de crédito ou empréstimo: aproxima quem tem a possibilidade de emprestar dinheiro e quem precisa desse dinheiro em troca de juros menores;
  • Bitcoins: facilita a compra e venda das moedas digitais;
  • Investimento: disponibiliza os serviços de investimento e ajuda as pessoas que querem investir.

Considerando o número de funcionários, crescimento por ano, faturamento e investimento, a Distrito selecionou as 10 maiores startups desse segmento:

  1. PagSeguro
  2. Nubank
  3. Creditas
  4. Agibank
  5. Pravaler
  6. Certising
  7. PicPay
  8. Clearsale
  9. Conductor
  10. C6 Bank

Exemplos de fintech

Selecionamos algumas fintechs listadas acima para dar como exemplo. Confira:

Nubank

Fundada em 2013 e com mais de 40 milhões de clientes, a Nubank é considerada o maior banco digital independente do mundo. A empresa que foi pioneira no segmento de serviços financeiros continua crescimento mesmo já alcançando o status de unicórnio.

Neon

100% digital, a Neon promete uma nova forma de lidar com o nosso dinheiro, além de ter ausência de tarifas e mensalidades. A plataforma vem se atualizando e esse ano lançou um programa de cashback para compras com cartão de débito. O processo de abertura de contas é feito online, já que é um banco totalmente digital.

PagSeguro

No PagSeguro você consegue um meio de pagamento de vendas online e offline e o seu dinheiro rende 10% a mais que a poupança. Além de outras soluções digitais, como cartão internacional sem anuidade ou mensalidade, saque no Banco24Horas, recarga de celular grátis, TED, PIX e empréstimo online com taxas 3x mais baixas que os bancos.

C6 Bank

Fundada em 2018, a C6 Bank é um banco que promete saques e transferências gratuitas, conta digital, cartão de crédito gratuito, tag de pedágio e estacionamento, atendimento 24 horas e taxa zero para investir. Os serviços são destinados para pessoa física, para MEI e para empresas.

Vantagens da fintech

Você pode pensar: se as fintech estão crescendo rapidamente, será que tem espaço no mercado para o meu negócio? A resposta é sim. Uma das tendências mundiais de inovação está no setor financeiro.

Toda essa movimentação dentro do mercado influencia uma maior competitividade no setor e oferece soluções financeiras que facilitam a vida dos clientes com produtos menos burocráticos. As fintechs mudaram completamente a forma de lidar ou controlar o dinheiro. Através do seu próprio celular, é possível abrir uma conta no conforto do seu lar, sem ter a necessidade de se deslocar para o banco e aguentar horas na fila.

Uma vantagem das fintechs são os serviços que cobram taxas baixas ou totalmente gratuitos, como os cartões sem anuidade e contas digitais sem cobrança de tarifas. As demais vantagens são:

  • Agilidade
  • Menos burocracia
  • Produtos tecnológicos
  • Baixo custo
  • Segurança

Esse último em específico sobre a segurança é sobre o medo que as pessoas sentem em confiar o seu dinheiro nos serviços digitais. Pois bem, as empresas do setor financeiro – digital ou não – precisam seguir uma série de regras rígidas e suas atividades são acompanhadas, por exemplo, pelo Banco Central do Brasil.

Dento do próprio site do Banco do Brasil você consegue consultar os dados da fintech pelo seu nome ou CNPJ e tirar suas dúvidas sobre a segurança da empresa financeira.

Startup x fintech: qual a diferença?

Empresas que oferecem serviços financeiros utilizando tecnologia e inovação são consideradas fintechs. As startups são empresas que estão começando a se desenvolver e ganhar o seu espaço dentro do mercado. Elas têm potencial de crescimento, mas ainda se encontram no estágio inicial.

Enquanto uma fintech se caracteriza por estar dentro do segmento financeiro, elas iniciam como startups, mas depois se consolidam como uma empresa de tecnologia financeira. Por outro lado, as startups podem atuar em diversos setores, como saúde, psicologia ou imobiliária.

 

Enfim, as fintechs são empresas que facilitam a acessibilidade e o controle dos clientes sobre dados financeiros de uma forma completamente digital. Como gostamos de dizer: o futuro é digital. Então por que não marcar uma assessoria gratuita conosco e começar a investir no seu projeto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *