Como todo setor, o segmento de saúde está inovando e migrando para o digital em prol do aumento do uso da tecnologia. O desenvolvimento de aplicativos e plataformas está revolucionando a forma como os pacientes são atendidos, desde o diagnóstico da doença até o acompanhamento do tratamento.
Segundo o levantamento Top Startups do LinkedIn de 2020, duas healthtechs (startups da área da saúde) conseguiram ganhar destaque dentro do ranking e aumentar os investimentos do seu negócio mesmo em um período tão desafiador de crise provocada pela pandemia.
Existem uma série de novas empresas desenvolvendo produtos e serviços de saúde mais eficientes, e as startups são uma ótima alternativa para lançar essas ideias dentro do mercado.
Agora, vamos entender como esse mercado está inovando processos na área da saúde e conhecer alguns exemplos de Health Techs.
O mercado na área da saúde
De acordo com uma pesquisa realizada na Liga Ventures, ao todo são 263 startups focadas no setor da saúde no Brasil. Estamos em uma posição de destaque quando se trata de inovação nesse segmento na América Latina e em sétimo lugar no ranking mundial com mais de US$ 42 bilhões investidos.
Globalmente, nos deparamos com 41 startups de saúde que se tornaram unicórnios, a maior parte localizadas nos Estados Unidos e na China, devido a sua performance e desempenho.
Atualmente, o mercado de saúde se divide em:
- Prevenção
- Diagnóstico
- Tratamento
Além dessa divisão, encontramos empresas com serviços de telemedicina, como Telelaudo (consegue realizar laudos e análises a distância) e Ventrix (desenvolve e produz equipamentos médicos inovadores).
Cabe a você decidir um modelo de negócios a seguir e criar sua própria plataforma. Afinal, com a crise que estamos vivendo, necessitamos de soluções que facilitem as nossas vidas, principalmente para a área da saúde.
Desde março de 2020, as healthtechs desempenharam um papel extremamente importante no combate ao Covid-19, desde gerenciamento de leitos até distribuição de informações sobre o vírus. Além de promover um incremento da carreira médica.
No caso do Brasil, enfrentamos um caos na saúde, principalmente a pública, que envolvem em resumo:
- Falta de médicos, remédios ou controle na distribuição de profissionais por paciente;
- Tempo de espera longo;
- Falta de leitos;
- Tecnologia de baixa qualidade;
- Baixos investimentos;
- Superlotação nos hospitais;
- Problemas na infraestrutura;
- Alto preço nas mensalidades dos planos de saúde;
Infelizmente, a saúde no Brasil apresenta diversas precariedades que precisam ser resolvidas, mas isso é um assunto que não iremos abordar tão profundamente nesse artigo.
8 exemplos de startups de saúde
Conexa Saúde
Uma das startups de saúde indicadas pelo LinkedIn, a plataforma de telemedicina facilita a conexão entre médicos, pacientes e instituições de saúde. O principal objetivo dessa empresa é resolver o desperdício de tempo possibilitando o agendamento de consultas mais rápido, atendimento médico emergencial, acompanhamento preventivo e diagnóstico a distância.
HelpSaúde
Com o propósito de ligar pacientes e profissionais de saúde, a plataforma online HelpSaúde serve para confirmação de agendamentos de consultas com médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas em um único clique. Já que sabemos que esse procedimento de confirmar a consulta pode ser um incômodo tanto para as clínicas quanto para os pacientes.
Zenklub
A segunda startup indicada pelo LinkedIn, a Zenklub é voltada para a saúde emocional. Já falamos dela em nosso artigo sobre startups de psicologia. A empresa oferece terapia online, acesso a conteúdos personalizados e condições especiais para consultas de psicanálise a fim de resolver os problemas como: custo de uma consulta, tempo de espera, encontrar o psicólogo que você se sinta confortável e goste da abordagem dele.
iClinic
A iClinic ajuda os profissionais da saúde a organizar o histórico dos pacientes, armazenar os dados dentro da nuvem, acessar no momento que precisarem e recuperá-los em qualquer dispositivo. Além da facilidade em usar, a plataforma reduz os custos operacionais e melhora a qualidade no atendimento dos pacientes. Não é à toa que está sendo utilizado em diversas regiões do país e difundido em 20 países no mundo todo.
Dr. Consulta
Agendar consulta pode ser uma dor de cabeça, além do paciente ter que esperar semanas ou meses para conseguir os devidos cuidados. Para solucionar esse problema, o Dr. Consulta foi desenvolvido e hoje conta com 51 filiais e mais de um milhão de pacientes cadastrados. O que difere a plataforma? Está no custo de uma consulta médica em comparação com outras clínicas privadas, chegando no valor de 100 reais.
Nutrebem
Voltado para rastreamento nutricional, a Nutrebem permite que os pais monitorem o que seus filhos estão comendo nos refeitórios escolares, como forma de combate a obesidade infantil.
Memed
Utilizada por mais de 55 mil médicos de diversas especialidades do país, a plataforma auxilia na verificação de alergias e no tratamento delas para garantir a saúde dos pacientes.
Alice
A startup Alice iniciou seus trabalhos em plena pandemia. Nele, são vendidos planos de saúde incluindo uma equipe formada por médico, enfermeiro, nutricionista e preparador físico que são responsáveis por criar um plano de ação de acordo com as necessidades do usuário e realizar os exames de rotina. Sem sair de casa, o paciente consegue ser atendido digitalmente e seu problema é resolvido por profissionais.
Concluindo, as empresas de inovação são fundadas do zero e passam por diversos obstáculos durante o processo de expansão. A principal missão das startups de saúde é transformar o mundo utilizando a tecnologia e fazendo a diferença.
Aproveite essa oportunidade e invista na sua startup de saúde! Agende uma assessoria gratuita conosco.