Pular para o conteúdo

O que é lean startup?

O que é lean startup?

Olá, neste post sobre “O que é lean startup” nós vamos explicar quais são as bases da metodologia do lean startup, como o processo funciona e como você pode começar a utilizar nas suas ideias hoje mesmo!

Garanto que se você já trabalha a algum tempo, não importa a área, já deve ter ouvido o termo “Lean” aplicado a algum tipo de processo de trabalho buscando economia de recursos ou melhoria de processos.

Lean Manufactoring, lean six sigma, just-in-time são alguns termos e elementos importantes quando se fala de redução de desperdício em processos produtivos.

Mas e na tecnologia? Assim como em qualquer outro mercado, desenvolver projetos inovadores não são tarefas simples e envolvem algum investimento. Esse investimento não é só financeiro, mas de tempo, recursos, equipe, matéria-prima e etc.

Inspirado nos conceitos de lean tradicional (aquele inventado na Toyota, depois da segunda guerra) e unindo a fundamentos de metodologias ágeis, marketing, desenvolvimento de clientes e administração. O americano Eric Ries escreveu um dos livros mais importantes e o principal responsável por disseminar o que é lean startup no mundo inteiro.

The lean startup

Mais afinal, o que é lean startup?

O lean startup é uma metodologia que une conceitos de várias áreas buscando reduzir a incerteza ao desenvolver startups! É uma metodologia onde o foco central é o usuário e o que realmente pode atende-lo de forma satisfatória.

Entre os muitos benefícios de se utilizar o lean startup nos seus projetos nós podemos citar:

  • Evitar o desperdício: um dos principais pilares do lean startup é o aprendizado. A metodologia propõe que você construa protótipos para aprender sobre as necessidades do seu cliente antes de realmente desenvolver um produto. Evitando retrabalhos e desperdício de tempo e dinheiro.
  • Reduzir incertezas: quando você começa um projeto, quase nunca sabe como o mercado vai se comportar. As etapas do lean startup são focadas em entregar valor para o cliente o mais rápido possível. Como fazer isso? Utilizando o conceito de Mínimo produto viável (MVP). Vamos explicar melhor esse conceito mais adiante.
  • Buscar pela solução real: O lean startup é uma metodologia de descoberta. O processo te ajuda a aprender o que o seu cliente precisa. Nesse caminho você pode repetir várias vezes um mesmo teste até encontrar a solução que realmente seja útil para o seu público alvo.
  • Errar não é um problema:  o lean startup incentiva o erro. Errar rápido faz com que você aprenda e consiga chegar a solução certa em menos tempo. Salvo raras exceções é normal não acertar um negócio 100% no alvo de primeira. Então quanto antes você errar, mais rápido vai aprender a acertar. Foque no aprendizado!

Então quanto antes você errar, mais rápido vai aprender a acertar. Foque no aprendizado!

 

como-comecar-uma-startup-cta-post2

Como utilizar o lean startup no seu dia a dia?

Todo negócio é fundamentado em hipóteses, a menos que você seja um gênio ou preveja o futuro, você teve uma ideia, mas nunca tem 100% de certeza se ela realmente vai ser um sucesso ou não.

Ai que o lean startup entra. Para que a sua ideia dê certo, algumas hipóteses precisam ser testadas e confirmadas, principalmente pelos seus clientes

A metodologia do lean startup tem esse foco, reduzir incertezas. Ou seja, descobrir se o seu negócio realmente pode dar certo. Para isso o modelo propõe alguns passos.

O Lean startup proposto por Eric Ries possui três fases importantes (e bem famosas) que são o Construir, Medir e Aprender (Build – Measure – Learn).

É comum uma interpretação errada dessas etapas, principalmente de quem não leu todo o livro. Na realidade você deve começar o processo ao contrário… Como assim? Eu explico!

Primeiro passo, você deve definir o que você quer APRENDER  com o seu protótipo. Ou seja, qual é a questão mais importante para sua empresa ter ou não sucesso?

Exemplo, estou começando um marketplace de venda de carros usados, onde as pessoas podem comprar e vender seus carros. Minhas hipóteses podem ser:

  1. As pessoas realmente compram carros usados na internet?
  2. As pessoas tem interesse em oferecerem seus carros a venda na internet?

Logo, eu preciso pensar em alguns testes para descobrir se as pessoas realmente compram carros ou querem oferecer seus carros na internet.

Eu posso entrevistar pessoas que tem carros e querem vender, eu posso criar uma página de site oferecendo carros de conhecidos para descobrir se as pessoas se interessam pela oferta.

Existem vários testes que eu posso fazer para descobrir se as minhas hipóteses estão corretas ou não.

Tão importante quanto o teste é definir qual é o meu critério para MEDIR e saber se a minha hipótese foi validada como correta ou não. Ainda no nosso exemplo, se a cada 10 pessoas que eu entrevistar, 5 se interessarem por oferecer seu carro no meu site eu dou a minha hipótese de que as pessoas gostariam de vender seu carro na internet como correta!

Outra coisa muito importante dessa etapa é, caso a minha hipótese não seja validada, descobrir o por que não foi e como posso usar essa informação em próximos testes!

Bom, já sei o que eu quero aprender, como eu vou medir, chegou a hora de CONSTRUIR o protótipo. Como dito anteriormente o nosso protótipo será um MVP, um mínimo produto viável.

O objetivo de um MVP é entregar valor para o cliente com o mínimo de funções e acabamento possível.

Lembra que eu disse que uma das grandes sacadas do lean startup é testar o produto com o cliente o mais rápido possível? Então, essa é a hora de por isso em prática! Não se apegue ao seu protótipo, ele seguramente mudará muitas vezes até a versão final! Não perca tempo com acabamento, preocupe-se em resolver o problema do seu cliente e se possível vender algo para ele.

Recapitulando, o que é lean startup:

  • 1. Você pensa nas hipóteses e define o que quer aprender.
  • 2. Decide como vai medir e.
  • 3. Constrói um protótipo e testa com clientes reais.

O lean startup é cíclico, então você oferece o seu protótipo para os seus clientes, coleta as informações desse teste (opiniões, críticas, elogios, dificuldades no uso) e usa essas informações para melhorar seu protótipo e realizar novos testes. Você deve repetir esse processo até chegar ao produto final! 

Espero que esse texto tenha ajudado você a entender o que é lean startup, aconselho você a ler o livro, é bem fácil de ler e uma ótima fonte de informação. E se quiser ajuda para desenvolver sua startup mande suas dúvidas pra gente pelo contato contato@evolvemvp.com, vamos ficar felizes em ajudar!

Quer aprender como começar uma startup? Dê uma conferida nesse post: como começar uma startup.

Até o próximo texto 😀

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *