Afinal, o que é um MVP? MVP é a sigla do termo inglês Minimum Viable Product que podemos traduzir como Produto Minimamente Viável. O MVP é uma espécie de protótipo inicial de uma ideia que tem como principal finalidade testar a ideia e o modelo de negócios de uma startup ou empresa.
Há quem considere também o MVP como um processo. Definindo o MVP como o tempo em que uma empresa testa uma ideia antes de ter um produto final.
Nesse artigo nós vamos ensinar você sobre o que é um MVP, quais são os tipos de MVP e como você pode criar o seu.
Por que o MVP é tão importante?
Vamos imaginar o seguinte cenário, você tem uma ideia de aplicativo. Um sistema para gerenciar as vendas de pequenas empresas. Você faz toda a pesquisa de mercado e concorrentes e junto com seus sócios e equipe pode tomar duas escolhas:
- Desenvolver o aplicativo exatamente como você imaginou. Sem realizar nenhum teste com os usuários, levando alguns meses de desenvolvimento, muito investimento em produto e correndo o risco de não ter aceitação pelo público depois do lançamento.
- Desenvolver um MVP, uma versão teste do seu aplicativo. Que pode ser criada com pouca tecnologia, o mínimo de investimento e o mais rápido possível. Com o MVP em mão você pode testar a prévia do aplicativo com os seus usuários, coletar opiniões e melhorar o seu aplicativo aos poucos.
Qual das duas opções te parece mais segura? Sim, a opção dois!
Desenvolver um MVP da sua ideia de produto ou serviço aumenta muito as suas chances de sucesso. Entre os vários motivos podemos citar:
- Simplificação: quanto mais funções e recursos um produto tem, mais complexo e caro é desenvolver. O MVP te ajuda a priorizar as funções, começar pelo que é mais importante.
- Economia de recursos: imagine criar um produto, investir R$50.000-R$100.000 em um aplicativo e descobrir que ninguém quer usar? Desenvolver um MVP te ajuda a descobrir de início o interesse do seu público.
- Coletar feedbacks: o que é mais fácil? Explicar uma ideia falando ou mostrando um protótipo? Ter um MVP em mãos para mostrar ao seus clientes ajuda a visualizar o produto e a receber opiniões mais claras.
- Encontrar problemas de processo: quando você consegue testar um serviço é possível encontrar obstáculos e situações que não foram previstas. O MVP agiliza esse processo permitindo que você teste rápido.
Como criar um MVP?
Antes de começar, você deve ter bem definida a proposta de valor do seu negócio.
A proposta de valor é o benefício que o seu produto trás para os seus clientes. A sua oferta, ou a resposta para a pergunta: por que eu deveria comprar de você?
Por exemplo, a proposta de valor de um serviço de entrega para eCommerces poderia ser:
“Um serviço de entrega que seja rápido, seguro e tenha preço justo”.
Temos três benefícios nessa proposta: rápido, seguro e de preço justo.
O que precisamos para montar nosso MVP? Definir e confirmar os benefícios principais.
Definir:
- O que é rápido para um dono de eCommerce?
- Quanto é um preço justo?
- Que tipo de segurança as entregas precisam?
Sabendo isso podemos montar nosso MVP para validar essas premissas. Lembrando sempre de simplificar a ideia o máximo possível.
Com o MVP criado, precisamos encontrar nossos primeiros usuários para testar nossas hipóteses.
Esses primeiros usuários são chamados de “Early Adopters” ou adotantes iniciais. Eles devem estar dispostos a utilizar as versões inacabadas do seu produto e dar opiniões que o ajude a aprimorar o MVP.
Com os dados coletados nos testes descobriremos se os clientes comprariam ou usariam o nosso produto e quais pontos precisamos melhorar nas próximas versões.
Em algumas situações você pode descobrir que o cliente não tem interesse no seu produto, essa é uma ótima oportunidade de encontrar um novo caminho ou buscar uma nova solução.
Tipos de MVP
Existem muitos tipos diferentes de MVP. O que define a sua escolha é a natureza da sua ideia. Podemos dividir os MVPs em duas categorias, os de baixa fidelidade e os de alta fidelidade. Ambos estão ligados ao nível de complexidade do seu produto e que tipo de hipótese queremos testar.
O que é um MVP de baixa fidelidade
São utilizados para testas premissas iniciais de um negócio, como precificação e interesse na oferta. Para esse tipo de situação podemos usar uma Landing Page (um site simples) onde os clientes potenciais podem se cadastrar para receber ofertas no futuro. O importante nesses casos é apresentar a ideia ao público, isso pode ser feito por meio de um vídeo ou uma apresentação de slides.
Case: O que é um MVP por Drop Box
O Dropbox, empresa famosa de armazenamento de arquivos na nuvem começou com um MVP. A primeira versão do sistema foi um vídeo! Desenvolver um “pendrive virtual” é uma tarefa bem complicada e cara. Para economizar e apresentar o produto eles desenvolveram uma apresentação em vídeo onde as pessoas podiam assistir o funcionamento do sistema antes dele existir e se inscrever na “lista de espera” do aplicativo.
Com esse experimento eles conseguiram um grande volume de interessados no serviço. Só depois disso eles começaram a desenvolver o site.
O que é um MVP de alta fidelidade
São versões simplificadas do produto final. Um MVP de alta fidelidade precisa de mais conhecimento técnico para ser desenvolvido. Pode ser um site, um aplicativo com funcionalidades limitadas ou um protótipo navegável.
Ainda dentro de protótipos de alta fidelidade, o tipo de MVP que nós achamos ideal para qualquer startup é o MVP Concierge.
O MVP concierge é a entrega de valor de um produto de modo manual. Quando você simula o sistema sem que ele realmente exista.
Esse tipo de MVP é perfeito porque te permite testar com o cliente todo o fluxo de entrega de um produto sem a necessidade de ter o sistema desenvolvido.
Vamos pensar no seguinte exemplo:
Você quer criar um serviço onde o usuário pode criar o site da sua loja seguindo modelos predefinidos pela sua equipe de especialistas em conversão.
- Você cria um site simples, com um formulário de cadastro onde o cliente faz contato para contratar o serviço.
- Por e-mail você envia o contrato e um boleto para cobrança.
- Após o pagamento você envia para o cliente os modelos predefinidos do site em powerpoint onde ele possa pôr a sua logo, mudar a cor e preencher os textos.
- Ele envia o powerpoint novamente para você via e-mail e a sua equipe programa o site como o cliente solicitou e põe no ar.
- Você mantem a conversa com ele por e-mail em caso de suporte ou alterações.
Percebe que você não precisou desenvolver um sistema que necessitaria algumas centenas de milhares de reais para ser testado? Tudo que você precisou foi de um e-mail, um site simples e do Powerpoint.
Praticamente qualquer negócio pode ser transformado em um MVP concierge. Caso você não consiga pensar em como criar o seu fale com a gente.
Concluindo: o que é um MVP?
Espero que esse artigo tenha conseguido explicar o que é um mvp e mostrado a importância de se testar a ideia de uma startup o mais rápido possível.
Antes de finalizar esse artigo é importante reforçar, o MVP não é uma desculpa para lançar produtos ruins! O MVP tem muitas vantagens, mas não deve ser usado para colocar produtos com defeito no mercado. Os defeitos devem ser identificados e corrigidos o mais rápido possível, sempre! Lembre-se o MVP é um processo pelo qual a sua empresa passa e deve ter começo e fim.
Está querendo começar a sua startup, mas não sabe como? Te aconselho a dar uma olhada no nosso artigo como começar uma startup. Se quiser trocar uma ideia com a gente solicite uma assessoria gratuita.
Até o próximo artigo!
Um comentário sobre “O que é um MVP?”
amei muito bom …