O que é um plano de negócios? Faz sentido criar um para minha empresa?
Começar uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, principalmente se você não tem um bom planejamento. Lembrando a celebre frase “Se você não sabe para onde está indo qualquer caminho serve”.
Quando se trata de uma startup, não saber para onde ir pode trazer resultados não muito satisfatórios… ou pior ainda, nenhum resultado! Apenas tempo e recursos desperdiçados.
Você já deve ter ouvido que para evitar que a sua empresa morra na praia você deve ter um bom plano de negócios.
Mas afinal, o que é um plano de negócios? Como elaborar um plano de negócios?
Nesse artigo nós vamos responder essas perguntas e explicar por que é tão importante olhar para o futuro, mas sem perder os pés do presente, principalmente se tiver uma startup.
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios é um documento que descreve quais são os objetivos de uma organização e quais são os passos para alcançar esses objetivos. O plano de negócio não serve apenas como um guia de práticas para a empresa, mas uma ferramenta que ajuda a projetar alguns cenários possíveis de futuro para os quais a organização deve estar preparada para enfrentar.
Os planos de negócio são estruturados e divididos em várias seções. Essas divisões ajudam a quem esta lendo o documento a ter uma visão global da estratégia da empresa. Entenda um plano de negócios como a junção de vários planos menores para áreas específicas que juntos formam o manual de uma empresa.
As divisões mais comuns em um plano de negócio são:
- Elementos pré textuais: capa, Sumário executivo;
- Planejamento estratégico do negócio;
- Descrição da empresa;
- Descrição dos produtos e serviços;
- Análise de mercado;
- Plano de Marketing;
- Plano financeiro;
- Anexos.
Essa estrutura pode variar de negócio para negócio, dependendo diretamente as especificidades do mercado e para quem é direcionada a leitura do plano de negócios.
Para que serve um plano de negócios?
O plano de negócios é uma ferramenta indispensável para uma organização, existem vários bons motivos para investir tempo da sua equipe montando um bom planejamento, entre eles podemos destacar.
Alinhamento da visão da empresa
O plano de negócio deve descrever todas as práticas de gestão da empresa e seus objetivos. Em posse do plano de negócio uma pessoa deve conseguir entender onde a empresa está e quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Estar pronto para os cenários futuros
Conhecer os objetivos e os passos de uma empresa ajuda empreendedores e gestores a estarem preparados para os cenários futuros. Como por exemplo, se uma empresa deseja crescer e esse crescimento prevê um crescimento no quadro de funcionários a estrutura de Recursos Humanos da empresa deve ser mais robusta e com ela novos indicadores devem ser analisados.
Capacidade de corrigir a direção com mais agilidade
Dois componentes do planejamento estratégico são o controle e a correção rápida. Quando você tem objetivos claros e metas a atingir o progresso de uma organização se torna muito mais claro. Se um plano não trás o resultado esperado a análise e correção se torna muito mais clara. A organização não corre o risco de desperdiçar meses em uma estratégia que não ajuda a alcançar os objetivos definidos.
Um bom plano trás credibilidade frente aos investidores
Uma empresa com um bom planejamento, metas claras e bem definidas e principalmente uma fórmula para alcançar esses resultados é muito mais atrativa aos olhos dos investidores. O motivo é óbvio, planejamento é sinônimo de menores riscos, ou menores chances de prejuízo. Segurança somada a uma boa rentabilidade são alguns bons ingredientes para tornar uma organização atrativa a investimentos.
Como elaborar um plano de negócios?
Agora que você já se convenceu de que montar o planejamento estratégico do seu negócio é indispensável nós daremos algumas dicas de como fazer isso e o que preencher em cada uma das seções.
Você sabe o que está fazendo?
É fundamental, não só para o seu planejamento estratégico, mas para a sobrevivência da sua empresa que seja claro para você e seus sócios o objetivo da sua empresa. A primeira coisa que você deve fazer é ter uma conversa com seus sócios e ter certeza que todos estão falando a mesma língua e definir onde vocês querem estar daqui um ano ou dois.
Para esse alinhamento inicial nós usamos uma ferramenta poderosa e extremamente simples, chamada “Product Vision Board”, você pode ler sobre ela no nosso post “como começar uma startup“.
Conhecimento profundo do seu mercado
Você tem certeza que sabe onde está se metendo? Quando nós falamos aqui na Evolve sobre “conhecimento de mercado” nós englobamos vários assuntos chave para o sucesso ou não de um negócio. Você deve conhecer muito bem o seu cliente, deve conhecer o ambiente regulatório (leis, barreiras, burocracia), as dinâmicas de mercado e principalmente SEUS CONCORRENTES. Os seus concorrentes são as cobaias do seu negócio, eles são o indicador de que as coisas vão muito bem ou muito mau. Aprenda com eles!
Pense no crescimento do seu negócio
Uma grande dificuldade em montar o plano de negócio de uma empresa é entender que existem dois momentos a serem levados em consideração: o que a sua empresa é hoje e o que ela quer se tornar. Quando você monta o planejamento precisa levar em consideração que a sua empresa no dia 1 tem menos capacidades do que ela terá no dia 365.
Esse erro é mais explícito e recorrente na projeção de vendas. Se você está começando agora a sua empresa deve entender que no inicio os seus canais de venda, a inteligência gerencial dos seus vendedores, os dados que você tem sobre os seus clientes ainda são muito limitados. A projeção dos números deve ser realista considerando essas variáveis de aprendizado, isso evita muita frustração com o não batimento de metas por vários meses seguidos.
Concluindo: o que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um dos documentos mais importantes elaborados por uma empresa. Não só para o empreendedor, sócios ou funcionários da empresa, mas para ajudar parceiros, fornecedores e investidores a entenderem como a empresa funciona e quais são os próximos passos.
Elaborar o plano de negócios requer seriedade e comprometimento. Não levar essa tarefa a sério, não analisar o mercado da maneira correta ou transferir a responsabilidade para pessoas pouco capacitadas pode ser um grande risco!
Agora que você sabe O que é um plano de negócios, elabore o da sua empresa o quanto antes!
Até o próximo artigo.
Um comentário sobre “O que é um plano de negócios?”