Pular para o conteúdo

Startup weekend: o que é e por que participar?

startup weekend o que é

Você sabe o que é o Startup Weekend? Você já deve ter ouvido falar de alguns eventos, hackathons, palestras e programas de pré-aceleração, mas nenhum deles é tão famoso quanto o Startup Weekend.

Nesse post nós vamos explicar um pouco do que trata um Startup Weekend e por que você deve participar do próximo que acontecer na sua cidade.

Você pode se interessar em ler:

 

Definindo: O que é o startup Weekend?

O Startup Weekend é um evento global que acontece em um final de semana (54 horas para ser mais exato) onde empreendedores tem o desafio de validar uma ideia de negócio até o termino do final de semana.

Para o Startup Weekend são convidados mentores com experiência no desenvolvimento de negócios, investidores e especialistas. A missão dessas pessoas é ajudar os participantes a descobrirem se os seus negócios são viáveis ou não.

O Startup Weekend já aconteceu em mais de 150 países ao redor do mundo. São mais de 2.900 eventos envolvendo cerca de 193.000 participantes.

Para se inscrever basta procurar uma edição próxima de você no site global do evento https://startupweekend.org/events e realizar a sua inscrição.

Geralmente você se inscreve citando a sua especialidade (designer, vendedor, programador ou negócios) e no evento as equipes são formadas. Geralmente você gera as ideias de negócio no evento, mas isso pode mudar de caso para caso.

como-comecar-uma-startup-cta-post2

 

Por que participar de um Startup Weekend?

Participar de um startup Weekend é uma das melhores experiências que você pode ter sobre como criar, validar e desenvolver uma startup. Nós escolhemos 4 motivos para você entrar no site da Tech Starts e se inscrever no próximo startup weekend hoje mesmo!

1. O Startup Weekend é uma escola de empreendedores

No evento você vai aprender na vida real o que é importante para começar um negócio. Poder montar uma equipe, escolher um problema, criar um protótipo e validar com clientes reais é uma experiência que nenhum livro, aula ou palestra vai te ensinar. A melhor forma de aprender a fazer é fazendo!

2. Um monte de gente boa em um mesmo lugar = NetWorking

Você já imaginou qual é o perfil das pessoas que topam trabalhar por 54 horas em um final de semana para testar uma ideia de negócio? Exatamente, são os melhores dos melhores profissionais do mercado. Onde mais você teria acesso a todas essas pessoas em apenas um final de semana? Só em uma Startup Weekend! Se você entende um pouquinho sobre empreendedorismo sabe que nesse mercado conhecer gente é uma das coisas mais valiosas para você e para o seu negócio. Só por isso já seria uma ótima ideia se inscrever no evento.

3. Aquele empurrãozinho que te tira da zona de conforto

Quantas vezes você já teve uma ideia e por algum motivo desistiu ou nem mesmo começou? O Startup Weekend é uma oportunidade de colocar uma ideia que você tem na gaveta em ação!

Você é forçado pelo prazo de um final de semana, pela sua equipe e pelos mentores a realizar nesse curto prazo de tempo mais do que você faria em alguns meses. Eu sou suspeito para falar, depois que participei do meu primeiro Hackathon desenvolvi essa mania de querer resolver tudo em um curto espaço de tempo. Você se acostuma a querer resolver tudo em alguns “sprints”, sem procrastinar. Espero que você também desenvolva essa mania!

4. Onde você está nessa estrada? Ela é para você?

No final de uma Startup Weekend duas coisas podem acontecer:

  1. Você se transforma em uma máquina de guerra workaholic que quer trabalhar e fazer maratonas para desenvolver sua startup. Aliás você vai querer começar várias! Todas ao mesmo tempo (não faça isso, por favor).
  2. Você vai ficar traumatizado com o ritmo das pessoas. Vai considerar que todo mundo que trabalha com startups é maluco e vai fugir para a praia fazer tatuagens de henna voltar para seu emprego formal.

Piadinhas a parte, participar desse tipo de evento, seja uma Startup Weekend ou um Hackathon tende a transformar a forma com que as pessoas veem o trabalho. Principalmente se você trabalha em uma empresa muito tradicional. Gostando ou não desse ritmo de trabalho é importante saber se você se encaixa nele. Se é isso mesmo que você quer e quais habilidades você precisa desenvolver para ser um profissional melhor.

Como encontrar os próximos eventos?

Espero que eu tenha te convencido e você esteja querendo saber agora onde você pode se inscrever no próximo Startup Weekend! Pois então! Entre no site deles https://startupweekend.org/events e procure pelo evento mais perto ou na sua cidade.

Como a organização desses eventos é voluntária geralmente os participantes pagam uma taxa de inscrição. A taxa quase sempre é bem baixa e paga camiseta, coffee e materiais que serão utilizados durante o evento.

Concluindo: O que é o Startup Weekend?

Espero que o post tenha ajudado e que você procure hoje mesmo participar de algum evento na sua cidade. Não só pelo que você aprende, mas pela rede de contatos que você cria.

Se você tiver uma ideia de startup e precisar de ajuda para desenvolver seu protótipo é só falar com a gente!

Um abraço.

1 comentário em “Startup weekend: o que é e por que participar?”

  1. Pingback: Três empreendedores de impacto contam como receberam seus primeiros investimentos - Kaleydos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *