Se você já acompanha nossos conteúdos, já deve ter reparado que falamos muito sobre as formas de validar suas ideias. Hoje vamos responder a pergunta que vem antes de qualquer outra sobre esse assunto: afinal de contas, o que é validação?
Quando temos uma ideia de negócio, ela parece perfeita, sem defeitos, só falta tirar do papel e seguir aquela sequência: vender, ficar rico e ir morar na praia. É ou não é?
Porém, por mais maravilhosa e revolucionária que a sua ideia pareça, ela só vai se provar realmente boa quando estiver de cara com o mercado. É aí que entra a validação.
O que é validação?
Validação é o processo de teste do seu produto ou serviço, com o objetivo de te ajudar a aprender sobre o mercado que você pretende atuar. É o momento em que você coloca a sua ideia à prova, para ver se ela realmente faz sentido ou não.
Para entender melhor como isso funciona, vamos falar sobre ciência.
Antes de existir um produto, existe uma hipótese
Nos estudos científicos, antes de se divulgar uma teoria ou uma nova solução, são criadas diversas hipóteses que são testadas através de experimentos.
Como é de se imaginar, nem todos esses experimentos tem resultados dentro do que se esperava. Porém, quando um experimento dá errado, ele traz consigo respostas: o cientista descobre o que não funciona e tenta por um novo caminho. Ele aprende com o processo e continua, agora com mais conhecimento do que antes.
A validação é exatamente isso: transformar seu produto em uma hipótese e criar formas de testá-lo, para aprender através do processo. A sua ideia é uma hipótese e você precisa testá-la o mais rápido possível!
Por que é importante validar?
Steve Blank comenta no livro Os quatro passos para a Epifania que uma das maiores falhas dos empreendedores é sempre colocar o desenvolvimento do produto antes do conhecimento sobre o consumidor.
A lógica imperfeita é essa: se o produto for bem desenvolvido, ele se vende automaticamente. Mas e se a sua hipótese estiver errada?
Por isso a validação é tão importante. Nossa ideia aqui é te convencer que a maior função do MVP é te ajudar a aprender sobre o consumidor, sobre a sua solução, sobre o mercado e tudo o que isso envolve. Mesmo que você já tenha experiência na área em que você vai atuar, sempre vale a pena validar.
Aqui na Evolve, estamos o tempo todo batendo nessa tecla: você tem que testar!
Testando, você reduz riscos e custos desnecessários e entende melhor o alvo que você pretende atingir. Quanto mais tempo você demora para colocar a sua ideia em contato com o consumidor, mais risco você corre, mais dinheiro você gasta e mais tempo você perde.
Para validar sua ideia, é preciso conhecer os tipo de validação.
Tipos de validação
Para validar uma ideia, é possível desenvolver diversos tipos diferentes de tipos de validação. Geralmente, são categorizadas com base no alcance e na fidelidade que você vai desenvolver no seu teste.
O alcance tem a ver com o volume de pessoas que participarão do teste. Você fazer sua validação usando uma amostra maior ou menor de possíveis usuários.
O menor alcance seria o caso de fazer entrevistas ou focus group com pessoas dentro do perfil que se pretende atingir. Para testes em maior volume, pode-se fazer uma campanha no Google Ads, por exemplo.
Já o aspecto de fidelidade tem a ver com o quanto esse seu teste se parece com o seu produto final. Um produto de menor fidelidade seria um por exemplo um vídeo explicativo de como seria a solução, mesmo sem o produto existir fisicamente.
Uma tentação que você vai sentir é querer já fazer tudo em alta fidelidade e com alta cobertura: desenvolver o produto inteiro para depois já fazer um super lançamento.
Antes de fazer isso, dá uma olhada em como o Uber era na sua fase de MVP:
Validar a sua ideia com alta fidelidade e alta cobertura não é necessariamente ruim. O problema é que a sua hipótese pode estar errada e talvez o investimento de tempo e dinheiro seja alto demais para testar algo simples. É a mesma coisa que tentar matar um mosquito com uma bazuca.
Além disso, fazendo processos mais ágeis de validação você tem mais oportunidade de conhecer detalhes sobre o mercado que te farão desenvolver algo que realmente tenha diferenciais que se destaquem no mercado.
Agora que você já sabe o que é validação e porque essa etapa é tão importante, chegou a hora de colocar em prática!
Confira aqui como validar uma ideia de negócio sem enrolação!
Um comentário sobre “O que é validação?”