O que é venture capital?

O que é venture capital

Você sabe o que é venture capital? Também chamado de capital de risco, o venture capital é um dos tipos de investimento que uma startup pode receber ao longo do seu desenvolvimento.

Se você está começando a se organizar para captar dinheiro para sua startup, você deve saber que cada tipo de investimento tem o tempo e o modo certo de se conquistar.

Nesse post, vamos mostrar como funciona o venture capital, para quem é indicado e como conquistar esse investimento. Confere aí!

O que é venture capital

Em linhas gerais, o venture capital funciona assim: investidores usam fundos ou veículos próprios de investimento para aplicar em empresas que estão em fase de desenvolvimento.

Depois do período de aplicação, o fundo é desfeito e se desconecta da operação, fazendo o possível para gerar um bom retorno aos cotistas envolvidos. É daí que vem o outro termo pelo qual o venture capital também é conhecido – capital de risco.

Esse risco tem a ver com a incerteza que existe em relação à startup que receberá o investimento. Mesmo possuindo um grande potencial de crescimento, a empresa ainda está se desenvolvendo, conhecendo o mercado, se estabilizando. O venture capital vem para acelerar esse crescimento.

A contrapartida da startup é a participação societária. Nesse cenário, você “vende” um percentual da empresa em troca dos recursos necessários para fazer ela crescer. Basicamente, é como se você deixasse de ser dono de um bolinho de caneca (100% de uma empresa pequena) e se tornasse dono de uma fatia de um bolo de três camadas (um percentual de uma empresa gigante).

Para que tipo de negócio é indicado

Os diferentes tipos de investimento tem a ver com as fases de uma startup. O venture capital é aplicado no final da fase de operação ou no início da fase de tração. Geralmente, vem depois de uma primeira rodada de investimento.

Como nessa fase a empresa ainda está se desenvolvendo em diversos aspectos, o venture capital conta com a tática de smart-money. Nessa estratégia, os fundos se estruturam não apenas para investir dinheiro, mas também para oferecer apoio nas áreas que a empresa ainda está desenvolvendo.

Ou seja, smart-money tem a ver com capital intelectual: é feito por meio de mentorias que ajudam os empreendedores a desenvolver as melhores estratégias e garantir que a gestão esteja 100%. Afinal, o objetivo é fazer o capital investido aumentar: é investimento, não doação.

Por isso, na hora de procurar um fundo de venture capital, é interessante ficar de olho naqueles fundos específicos para o setor em que a sua startup atua. Por exemplo, se você tem uma fintech, o ideal é procurar por fundos voltados para esse tipo específico de empreendimento.

Essa estratégia de focar em nichos especializados tem vantagens tanto para os fundos quanto para o empreendedor. Fundos que se concentram em um determinado mercado geralmente são formados por investidores que têm experiência nesse setor. Assim, vão saber como alavancar a sua empresa com mais chances de sucesso.

Como conseguir esse tipo de investimento?

Se o seu negócio já está na fase certa para receber investimento de venture capital, os próximos passos são revisar o seu modelo de negócio, preparar o seu pitch e começar a pesquisar fundos que atendam ao seu perfil.

Existem diversos fundos no Brasil que trabalham com venture capital. Para saber em qual apostar, vale a pena dar uma olhada na classificação desses fundos em pesquisas nacionais e internacionais, como por exemplo o ranking de indicação da Leaders League.

Em relação aos fundos de investimento brasileiros focados em venture capital, esse ranking apresenta que os três fundos mais indicados hoje no Brasil são a Astella, a Bossa Nova Investimentos e Cedro Capital.

Esses fundos que citamos trabalham com vários tipos de investimentos, para diferentes mercados. Mas, como falamos ali em cima, procure por fundos especializados no setor em que você atua.Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é venture capital, que tal começar a se preparar para defender a sua ideia para um investidor? Confira esse conteúdo especial que preparamos sobre como fazer um pitch e mande bem na apresentação da sua startup!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *