Você com certeza já ouviu ou leu sobre pesquisa de mercado. Essa ferramenta busca coletar e analisar os dados sobre uma empresa dentro do mercado.
Dentro do Marketing Digital, encontramos um vasto número de ferramentas para analisar e prever resultados com precisão, de forma a reduzir a margem de erro no momento da tomada de decisão. Explicamos diversos instrumentos que podem ser usados, como a pesquisa exploratória, validação, Desk Research, Break Even, Focus Group, Brandkey, entre outros.
Além dessa, uma dessas ferramentas é o que chamamos de pesquisa de mercado. Nesse artigo, você irá aprender como realizar e para que ela serve. Aproveite a leitura!
O que é pesquisa de mercado?
O mercado é competitivo e a pressa é inimiga da perfeição. Lembre-se dessa frase, pois elas juntas podem te ajudar a não esquecer que antes de qualquer negócio obter sucesso, é preciso fazer uma pesquisa a fim de coletar a maior quantidade de dados possíveis. Afinal, como diz Arthur Hugh Cloug:
A graça é dada por Deus, mas o conhecimento nasce no mercado.
O instrumento, característicos na área de oportunidade de vendas, serve para compreender a realidade do mercado coletando informações para ajudar a empresa tomar decisões mais assertivas e seguras. Dentre essas informações estão:
- Características comportamentais;
- Hábitos de consumo;
- Força da marca;
- Satisfação dos consumidores e dos colaboradores;
Basicamente, estudar o mercado reduz os riscos e identifica oportunidades em qualquer etapa de vida de uma empresa. Para simplificar ainda mais, dê o play no vídeo do Sebrae sobre esse assunto:
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Os dados podem ser obtidos de duas formas: pesquisa primária (realizado pela própria empresa) ou pesquisa secundária (coleta de informações por terceiros ou uma empresa especializada).
Definido essa parte, as pesquisas serão realizadas por meio de questionários em entrevistas ou obtidas na internet, seguindo as seguintes etapas:
Objetivo da pesquisa
O que você quer descobrir nessa pesquisa? Deseja otimizar preços ou aumentar a cobertura de vendas? Seja qual for o objetivo, defina-o antes de começar para não perder o foco no caminho.
Público-alvo
Quem você deseja atingir? Clientes, consumidores, fornecedores ou concorrentes?
Amostragem
Estipule quantas pessoas serão entrevistadas, esse número pode mudar conforme você for colocando a pesquisa em prática.
Roteiro
Finalmente, hora de montar o formulário com perguntas simples e diretas para não cansar o entrevistado e para você conseguir maiores números de pessoas participando.
Aplicação
Onde será aplicado o seu formulário? No site do seu negócio ou será enviado para as pessoas? Nessa etapa você irá realizar a pesquisa e começar a levantar os dados.
Análise
O momento de compilar e analisar os dados é agora, com muito cuidado e prestando atenção nos detalhes.
Por fim, com os dados em mãos não é com mágica que o sucesso do negócio virá. Dependendo dos resultados obtidos, o gestor da empresa conseguirá definir atitudes necessárias com organização. Por isso, cada caso é um caso e é difícil generalizar para todas as empresas.
Para que serve a pesquisa de mercado?
Por algum segundo, você deve ter pensado ‘Se essa pesquisa é tão simples quanto parece, por que preciso dela para ter sucesso?’. É um questionamento comum e estamos aqui para te ajudar a entender a importância dela.
Estudar o que outras empresas estão realizando para construir um negócio de sucesso não significa se basear/copiar a concorrência. Seguindo os procedimentos corretos e não pulando nenhuma etapa, a sua ideia não será uma ‘cópia’ das já existentes.
Mesmo assim, a pesquisa não se baseia apenas em analisar os concorrentes. Também envolve entender como funciona o mercado em volta do seu negócio, quais são os desafios, as estratégias disponíveis e até para descobrir novas oportunidades. Você terá um panorama completo sobre a sua empresa da forma mais fácil possível.
Posto isso, selecionamos alguns benefícios da pesquisa mercadológica:
- Contribuição de novos insights;
- Analisar se a ideia é viável;
- Acompanhar os demais empreendimentos do mercado;
- Descobrir novas tendências com antecedência;
- Testar novas propostas, como produtos e serviços;
- Torna ideias mais plausíveis;
- Explorar os nichos do mercado;
- Descobrir estratégias competitivas;
- Conhecer o público-alvo, principalmente para a construção da persona;
- Ganhar destaque entre os concorrentes;
- Otimizar procedimentos internos;
- Observar pontos fortes e fracos.
Outra dúvida que possa vir a surgir é: ‘É muito caro preparar uma pesquisa desse tamanho?’. A resposta é não. Óbvio que atualmente temos disponíveis recursos dos mais básicos até os mais complexos, variando de custo. Dependendo do orçamento da sua empresa, você pode decidir qual é a melhor opção.
Ferramentas para realizar a sua pesquisa
O que seria de nós sem a ajuda da tecnologia, não é? Por isso que existem ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a entender melhor o mercado como um todo. Veja só:
- Para análise de dados e indicadores: indicamos o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo) que possui as maiores pesquisas a respeito do mundo de negócios;
- Para a análise da concorrência: sugerimos o Buzzsumo que permite encontrar conteúdos de alto desempenho e monitorar eles de acordo com o assunto.
- Para a entrevista com os clientes: a Opinni é uma plataforma que coleta a opinião dos consumidores durante a experiência do usuário e com pesquisas de satisfação.
A criação dessas plataformas está disponível justamente para facilitar o processo de análise e ajudá-lo a encontrar o sucesso. A Opinni, por exemplo, está entre as 205 startups atendidas pela Evolve. Que tal a sua ideia ser a próxima a ser validada?