O que é brainstorming? Como ter uma tempestade de ideias!

O que é brainstorming

O que é brainstorming? Garanto que você já deve ter ouvido falar ou até participado de um, mas será que você sabe mesmo o que é brainstorming?

Depois de ler esse post você saberá exatamente como realizar um brainstorming realmente efetivo com a sua equipe.

Começando pelo significado, Brainstorming é uma técnica de exploração criativa que consiste em gerar o maior numero possível de idéias.

O brainstorming é uma técnica desenvolvida por Alex F. Osborn e utilizada pela primeira vez em 1938.

O seu objetivo inicial foi coletar ideias dos membros de sua agência de publicidade. Esse processo foi chamado inicialmente de “Sessões de Brainstorming” (BOMFIM, 1995, p. 23).

Atualmente a técnica é amplamente conhecida e utilizada pelos mais diversos setores como uma poderosa formula de estimular a criatividade e propiciar a geração de insights valiosos.

O fundamento básico do Brainstorming é o principio da livre associação e tem como objetivo estimular um grupo de pessoas a detectar problemas ou produzir ideias e soluções para questões existentes de maneira rápida e direta.

o que é brainstorming tempestade de ideias

Como preparar uma sessão de brainstorming?

A equipe é um fator crucial para o sucesso de uma sessão de brainstorming. Todas as pessoas da sua empresa podem participar, não importa a área que elas atuem. O brainstorming é uma ferramenta extremamente democrática, quanto diferentes os participantes forem, mais ricas serão as discussões.

Interdisciplinaridade é fundamental! Convoque pessoas com conhecimentos diferentes para o seu brainstorming.

O número de pessoas de um grupo de brainstorming pode variar em quantidade. Não é aconselhável realizar um brainstorming com grupos maiores do que 12 pessoas e nem menos de quatro pessoas

Uma pessoa deve ser a coordenadora do brainstorming. Essa pessoa é responsável por manter a sessão dentro do foco especificado, estimular a equipe, entre outras ações que mantenham o bom funcionamento da sessão.

Outra figura importante durante o brainstorming é um assistente que tem a função de anotar as idéias.

Quanto deve durar uma sessão de Brainstorming?

A IDEO, uma empresa de inovação mundialmente conhecida (muito citada por nós aqui no blog) estabeleceu em seu livro a arte da inovação várias diretrizes para realizar um brainstorming perfeito. Entre elas está a duração.

Segundo o próprio David Kelley, fundador da IDEO:

“Não existe tempo ideal para a duração de uma sessão de brainstorming, não deve tomar uma manha ou uma tarde. Sessenta minutos parecem ser a duração ideal” (KELLEY, 2001, p.74).

Quatro dicas para realizar um brainstorming perfeito

Mesmo se caracterizando por um tipo de reunião mais aberta e menos formal, Alex Osborn definiu em seu livro de 1960 quatro regras são fundamentais para retirar o melhor resultado de uma sessão de brainstorming. Elas são:

1. Sem críticas

Todas as ideias devem ser apresentadas sem a interferência negativa dos outros participantes, todas as considerações sobre as ideias devem ser apresentadas ao fim da sessão.

Criticar uma ideia alheia durante a sessão de brainstorming engessa o processo e pode criar resistência dos demais participantes.

O objetivo dessa ferramenta é gerar ideias, chegará o momento em que você e sua equipe devem analisar as melhores ideias e avaliar sua viabilidade.

2. Ideias absurdas devem ser incentivadas

Invista em ideias absurdas. Elas podem servir de trampolim para ideias realmente viáveis. Isso reforça ainda mais a possibilidade da livre associação de ideias gerarem insights valiosos.

Esse é o momento de pensar fora da caixa! Ideias absurdas podem ter componentes ou conceitos que possam ser aproveitados em ideias reais.

3. Procure por quantidade: tempestade de ideias

Uma sessão de brainstorm deve extrair o maior número de ideias possível, quanto mais ideias seu grupo tiver, maior será o número de opções a serem escolhidas.

Você deve ter uma tempestade de ideias literalmente!

A IDEO tem uma prática interessante que ajuda a identificar e catalogar ideias. Parece simples, mas dar um número para cada uma das suas ideias ajuda a alcançar a meta miníma e a voltar e trabalhar com uma ideia do início da sessão.

4. Incentive os participantes a criarem sobre a ideia dos outros

Em uma sessão de brainstorming não existe propriedade sobre as idéias, os participantes devem ser incentivados a construírem e retomarem as ideias já apresentadas pelos outros participantes transformando-as em ideias melhores.

Só tome cuidado para não ficar muito tempo debruçado sobre uma ideia muito específica.

Sempre que o brainstorming “empacar” o facilitador deve ter ferramentas para aquecer o grupo. Esse empurrão pode ser dado de duas formas:

  • Adicione uma nova informação específica, por exemplo “e as pessoas com limitações motoras?”.
  • Mude completamente o foco, veja qual assunto travou a conversa e direcione ao oposto.

Concluindo: o que é brainstorming?

Esperamos que esse post tenha te dado uma boa definição de o que é brainstorming e como extrair o máximo dessa metodologia.

Talvez você se interesse também por como começar uma startup ou mapa da empatia.

2 comentários sobre “O que é brainstorming? Como ter uma tempestade de ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *