Pular para o conteúdo

Como ter ideias inovadoras? 7 Passos para estimular sua criatividade hoje mesmo!

ideias inovadoras capa

Como ter ideias inovadoras? Essa pergunta intriga muitas pessoas há milhares de anos. Por vários motivos e em vários contextos a criatividade sempre foi uma habilidade admirada pelas pessoas e muito importante para o sucesso e até mesmo a sobrevivência da humanidade.

No contexto empresarial, ser criativo é sempre visto com muito bons olhos. Ter ideias inovadoras pode ser um diferencial para conseguir aquela promoção ou o caminho para encontrar um negócio viável e lucrativo.

Você deveria ler também:

Se você já pesquisou sobre inovação deve ter notado que as pessoas não são muito boas em falar sobre ideias inovadoras e criatividade. Existem alguns livros sobre o assunto, de ótimos autores inclusive, mas talvez você esteja procurando por dicas mais práticas.

Se você está deseja ser mais criativo hoje mesmo você está no lugar certo!

Antes de continuar, uma pergunta importante: você sabe o que é inovação? Se não sabe leia esse post.

Dentro de tudo que eu já li sobre criatividade, consegui identificar 7 dicas que são recorrentes nos livros, palestras e artigos de inovação.

No final do post eu deixo as referências do conteúdo (livros, artigos, vídeos, etc) caso você queira se aprofundar nos estudos.

Agora imagine se existisse hábitos ou técnicas que pudessem te deixar mais criativo, que te ajudem a ter ideias inovadoras e em grande quantidade.

Pois é exatamente sobre isso que vamos falar nas dicas a seguir.

ebook startup

1. Para ter ideias inovadoras precisamos de informações

As ideias inovadoras na maioria das vezes são combinações de informações ou a simples aplicação de um conceito que funciona em um ambiente em outra área.

Confuso? Por exemplo, você sabe como foi inventada a prensa tipográfica?

Podemos chama-la de “mãe das impressoras” e que impulsionou toda a mídia impressa mundial.

Um dia Johann Gutemberg teve a ideia de utilizar o conceito do cunho de ouro, utilizado para imprimir moedas para fazer impressão em papel.

Isso deu vida aos primeiros materiais impressos utilizando tinta e pressão de clichês de metal.

O objetivo aqui é que você entenda que o primeiro passo para ter boas ideias é ter informações e referências.

É entender como as coisas funcionam! Quanto mais informações você tem, maiores são as suas possibilidades de conseguir misturar umas com as outras e ter grandes ideias.

Seja curioso! Todos os dias eu reservo de 30 à 40 minutos para ler noticias em portais, ler um capitulo de um novo livro, procurar na internet como um mecanismo funciona.

Escolha bem o que você vai ler, rede sociais não são a melhor fonte de conhecimento e eu garanto que você passa mais do que 30 minutos conectado por dia. Escolha bem o conteúdo que você consome e utilize melhor seu tempo.

O resumo dessa dica é: estude mais!

2. Conte suas ideias e ouça as pessoas

Unir seus palpites com as ideias de outras pessoas pode ser um ótimo caminho para ter ideias inovadoras!

Nesse processo, tão importante quanto falar é ouvir as pessoas. Muitas vezes os seus amigos e conhecidos podem ter a parte que falta para a sua grande ideia.

Para o icônico Tom Kelley, um dos fundadores da IDEO, uma das empresas mais inovadoras do mundo, entre as habilidades mais importantes de uma pessoa inovadora está a de ter mente de antropólogo. É o talento de estar no meio das pessoas, ouvir histórias e observar seus comportamentos.

Isso acontece porque as pessoas enxergam o mundo de formas diferentes.

Nós vemos problemas e os resolvemos de formas distintas. As vezes o “estalo” que falta para a sua ideia está na forma com que o seu tio, que trabalha como eletricista organiza as suas ferramentas para um conserto.

Não é por acaso que um dos movimentos mais criativos do mundo aconteceu nos cafés parisienses na época do iluminismo. As pessoas dividiam as mesas, as bebidas e as ideias.

Nesses ambientes surgiram alguns dos maiores pensadores da história como François-Marie Arouet (também conhecido como Voltaire) e Jean Jacques Rousseau.

O resumo dessa dica é: esteja no meio das pessoas, peça que elas contem sobre as suas experiências, compartilhe as suas ideias e ouça opiniões.

3. Tenha tempo de qualidade para pensar

Sabe quando você está tentando resolver um problema, gasta várias horas e não encontra a solução? No dia seguinte você tenta novamente e resolve o problema em 15 minutos?

Com as ideias inovadoras isso também acontece, para as conexões acontecerem é necessário um “tempo de maturação”.

Não estou te dizendo que você não precisa fazer nada e as ideias virão. Mas que as vezes você precisa “dar um tempo” entre uma ideia e outra para o seu cérebro assimilar as informações e fazer novas conexões.

O autor Steven Johnson que escreveu o livro “De onde vem as boas ideias” chama esse processo de Slow Hunch. Ele fala no livro que as ideias precisam de um tempo de incubação para encontrar as partes que faltam.

Você já deve ter ouvido falar de ideias que demoraram dias, semanas e até anos para darem certo. Você também já deve ter ouvido falar em Design Thinking certo? Se não conhece o termo o Design Thinking é uma metodologia focada em desenvolver soluções orientadas as necessidades dos usuários.

Para alguns autores do Design Thinking os projetos necessitam de uma fase chamada “Incubação”. Na incubação a equipe é incentivada a esquecer o problema e ir trabalhar em outras coisas. Esse período de descanso da mente em relação ao problema ajuda o nosso cérebro a encontrar outras possíveis soluções.

Essa dica não funciona sozinha ok? Não pense que você não vai fazer nada esses dias e “mágica”, cai uma ideia genial no seu colo!

Você precisa ter estudado o problema e coletado informações necessárias.

A sua criatividade precisa de dados para trabalhar.

Resumindo essa dica: de um tempo, algumas horas ou dias para sua mente trabalhar um problema previamente analisado.

4. O erro é importante para o processo

Não tenha medo de errar e principalmente não tente evitar ideias malucas quando estiver tentando gerar insights!

Essa dica reúne dois aprendizados importantes:

O primeiro aprendizado é: a única forma de aprender de verdade é fazendo e inevitavelmente, cometendo erros.

Você já deve ter ouvido a celebre frase de Thomas EdisonEu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam“.

É exatamente esse o espírito, não tenha medo de errar!

Cada erro é um novo aprendizado que vai te ajudar a construir uma ideia inovadora ainda melhor. Se você está tentando ser criativo e não esta se precipitando e tendo ideias erradas você não está se esforçando o suficiente.

O problema não é o erro em si, é não aprender nada com ele! Sempre que algo der errado você precisa saber exatamente o motivo da falha e o que pode fazer diferente da próxima vez.

O pior que pode acontecer com uma pessoa realmente inovadora é não tentar nada por medo de errar. Isso sim é uma concepção de fracasso!

O segundo é: você não deve impedir que as pessoas deem ideias ruins ou absurdas. Dessas ideias podem surgir soluções geniais.

Você já ouviu falar em Brainstorming? É uma técnica desenvolvida na década de 50 pelo publicitário americano Alex F. Osborn. O objetivo do Brainstorming é ter uma “tempestade de ideias“, ou seja, ter muitas ideias em um curto período de tempo. Osborn definiu algumas regras para um bom Brainstoming, a principal e talvez a mais importante é NÃO CRITIQUE AS IDEIAS ALHEIAS.

É no absurdo que podem estar os componentes que faltam para a sua ideia inovadora! Quando você estiver gerando novas ideias abstraia da realidade e pense em formas exageradas de resolver um problema. Esse é um dos únicos momentos em um projeto sério que se pode sair do convencional.

Leia nosso post explicando como fazer um brainstorming perfeito.

Resumo: tenha ideias absurdas e impraticáveis, não julgue ideias ruins e não tenha medo de errar.

5. Adapte, transforme e misture ideias

Construir em cima da ideia dos outros é uma ótima fonte de ideias inovadoras.

As vezes as pessoas tem as partes que faltam da sua ideia e que precisam ser misturadas a outras ideias para realmente funcionar. O contrário também pode ser verdade, as vezes você é a pessoa que pode contribuir! Portanto ouça as ideias dos outros e tente construir algo maior.

Pense em formas diferentes de solucionar o mesmo problema ou onde poderia funcionar além do mercado que a pessoa está propondo?

Transportar as ideias de um ambeinte e aplicar em outro é uma ótima forma de ter ideias inovadoras!

Algumas fontes mencionam que a invenção da bicicleta com corrente surgiu da observação de um engenheiro a um mecanismo industrial movido a correntes.

A ideia foi extraída da fábrica e aplicada a um modo de tração dos pedais e rodas.

Copiar mecanismos de outras áreas é um assunto tão sério que foi criada a biomimética, um campo de estudos dentro do desenvolvimento de produtos que pesquisa formas de “copiar” estruturas e conceitos naturais e aplica-los no desenvolvimento de novos materiais, soluções arquitetônicas, mecanismos, etc.

Alguns exemplos são:

  • A industria têxtil está fazendo testes com nanotecnologia para criar tecidos hidrofóbicos, que não absorvem a água. Esse conceito foi observado nas folhas de lótus.
  • A tecnologia das roupas de natação imita a pele de um tubarão  e reduz o atrito do nadador com a água, aumentando a velocidade e melhorando a performance.
  • O interior da Catedral da Sagrada Família projetada por Antoni Gaudi imita os conceitos de sustentação das árvores e iluminação das grandes florestas.

Agora pense na inovação nos modelos de negócio, onde as estratégias de uma empresa são aplicadas em outras.

Por exemplo, os aplicativos de transporte de pessoas são um sucesso mundial, você já ouviu falar de algum que se propõe a transportar cargas?

Pense nos sites de marketplace como o Mercado Livre, onde as pessoas criam suas lojas virtuais e vendem os seus produtos.

Em quais outras situações específicas do seu dia a dia esse modelo de negócios poderia ser aplicado?

Resumo da dica: construa sobre a ideia dos outros, misture conceitos e aplique soluções de uma área em outra.

6. Se permita perder o foco

Há muito tempo o banho é reconhecido pelas pessoas como o lugar ideal para ter boas ideias. Isso acontece porquê o banho, além de ser uma atividade que realizamos quase automaticamente, é um dos únicos momentos do dia em que só realizamos uma única atividade (ainda não da pra usar celular no banho).

Reflita, no banho a mente geralmente viaja. Você pensa em várias coisas ao mesmo tempo.

Essa “perca no foco” é um dos propulsores das ideias inovadoras. Nesses momentos nosso cérebro está ligado no modo de livre associação de ideias. Você tem a possibilidade de conectar informações que não tem uma correlação lógica automaticamente.

Daniel Goleman, um dos maiores estudiosos do cérebro e do comportamento humano, escreveu no seu livro “Foco” um capítulo todo dedicado ao valor de uma mente à deriva.

Ele explica que perder o foco é considerado por alguns pesquisadores como o mecanismo padrão do cérebro.

Pare para pensar, você tem mais dificuldade em manter o foco ou divagar? Perder o foco é um procedimento padrão das nossas mentes. Basta um segundo e você já parou de trabalhar para pensar naquele problema da semana passada. Esse comportamento do cérebro pode ter sido de grande utilidade para a nossa sobrevivência. Nós conseguimos compor criativamente e simular várias situações em nossa mente.

Eu consigo ordenar que a minha mente divague?

Não, mas consegue criar o ambiente propício para o devaneio. Goleman chama esse “tempo para pensar em nada” de Casulo Criativo! Escolha um período do seu dia, desligue o celular, saia de perto do computador, pegue uma xícara de café ou apenas sente em um lugar ensolarado e não faça absolutamente nada, apenas reflita.

Essa dica pode soar meio “bicho-grilo” ou “coisa de publicitário” certo?

Peter Schweitzer um dos pais da criptografia (uma das áreas de estudo mais complexas da computação) e os mais de 238 membros das equipes criativas citados um estudo da Harvard Business Review não concordam com isso!

Tanto para Schweitzer quanto para os membros do estudo, ficou claro o valor do casulo criativo para o surgimento de ideias inovadoras.

Faça uma pesquisa rápida no Linkedin sobre o assunto, você encontrará dezenas de texto de empreendedores, empresários e CEOs de startups falando sobre os benefícios da meditação e de tirar um tempo para fazer absolutamente nada!

Resumo da dica: dê um tempo para a sua mente trabalhar sem foco algum. Separe alguns minutos do seu dia para fazer absolutamente nada.

7. Tenha um local para anotar tudo

As ideias inovadoras não escolhem hora e nem lugar para aparecer. Você pode estar preso no trânsito, correndo no parque, fazendo compras no supermercado ou como Arquimedes entrando na banheira e EUREKA!

O problema é que com a mesma velocidade que as ideias surgem elas vão embora, por isso é tão importante ter algum lugar para registrar. Nesse ponto vale tudo! Um bloco de papel que fica sempre no seu bolso, um aplicativo no celular, escrever nas paredes do seu quarto, etc etc… Apenas anote!

Por mais arcaico que isso pareça, eu anoto tudo com papel e caneta. Escrever em algo físico não é só útil para registrar as ideias, mas também no seu processo de aprendizado. Ideias anotadas são mais fáceis de serem lembradas e resgatadas em momentos de devaneio.

Não sou eu que estou dizendo isso, existem anos de pesquisas sobre aprendizado, apontando que a taxa de assimilação dos conteúdos é maior e mais duradoura em pessoas que usam os vários sentidos no processo de aprendizado.

Quem ouve, reflete, anota e fala tende a aprender mais e mais rápido.

Se quiser saber sobre processo de aprendizado e fixação procure pelos estudos do Daniel OppenheimerPam Mueller realizados na  Universidade de Princeton e na Universidade da Califórnia.

O nosso cérebro tem a tendência de apagar as informações que julga não serem importantes. Se ele gravasse tudo nós simplesmente ficaríamos malucos!

Portanto não deixe que ele decida por instinto e escolha um local para centralizar suas anotações. Escreva, desenhe e esboce as ideias que tiver! O importante é tirar essa carga da sua cabeça e deixá-la livre para trabalhar.

Resumo: Tenha uma forma de anotar as suas ideias em qualquer lugar. Se não for possível no momento que a ideia surgir anote o mais breve possível. Não deixe a ideia fugir.

Concluindo: como ter ideias inovadoras?

Eu citei durante o artigo várias fontes de estudo sobre criatividade. O objetivo desse post é ser um guia para esses estudos. Eu aconselho que você leia os estudos completos.

Quanto mais você entender como a sua cabeça funciona, mais criativo você se permitirá ser.

Uma última pergunta: você confiaria em um mecânico que não sabe dirigir? Se a resposta for não então como você quer ser criativo se não sabe como a sua cabeça funciona?

Para aumentar o nível de dificuldade, leia sobre os tipos de inovação possíveis.

Espero que o texto tenha sido útil. Se precisar de alguma ajuda em por as suas ideias em prática fale com a gente!

Conteúdos adicionais e referências:

14 comentários em “Como ter ideias inovadoras? 7 Passos para estimular sua criatividade hoje mesmo!”

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico. Era exatamente o que eu estava buscando na internet e todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e gratidão!

  2. Pingback: O que é inovação? – WINOBLOG

  3. Pingback: O que é inovação? – WINOBLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *