Como conseguir um investidor anjo para o meu negócio?

Como conseguir um investidor anjo

Como conseguir um investidor anjo? Essa é uma das perguntas que nós mais ouvimos dos empreendedores aqui na Evolve e é fácil entender o porquê.

Muitos empreendedores tem boas ideias, mas nem todos tem condições de viabilizar o negócio sozinho. Nesse momento começam a pesquisas sobre onde conseguir investimento.

Um dos caminhos mais comuns, principalmente para as startups é o Investidor-Anjo.

O investidor anjo é uma pessoa física ou jurídica, geralmente um empresário que tem a sua empresa e que decide investir o próprio dinheiro para diversificar seus investimentos procurando por um negócio interessante e lucrativo.

Os aportes de um investidor anjo, geralmente, são menores do que os fundos de investimento, podendo chegar em média de R$200.000 à R$500.000 (números da Anjos do Brasil).

Então, voltamos à pergunta: como conseguir um investidor anjo?

Para começar, precisamos pensar… o que um investidor anjo procura em um negócio?

O que um investidor-anjo procura em um negócio?

Parece meio lógico não é mesmo? Se estamos procurando por um investimento-anjo precisamos pensar em quais coisas eles levam em consideração no momento de fechar um contrato.

A seguir nós listamos 5 atributos que todo investidor anjo procura quando vai investir em um negócio.

Um empreendedor com as habilidades necessárias

Um frase famosa no meio das startups é: “o investidor aposta no jóquei, não no cavalo”. Pode parecer meio abstrato, mas isso resume bem a relação de um investidor com um negócio em potencial.

Os empreendedores de sucesso possuem muitas habilidades, não se assuste! Você não precisa ser um super herói, mas existe um grupo de características que saltam aos olhos dos investidores, ela são:

  1. Insistência – você ouvirá muitos nãos, muitos mesmo. Inclusive do investidor anjo. Insista, melhore e insista mais uma vez. Isso mostra que você não vai abandonar o negócio por qualquer problema e que você é resiliente para resistir a rejeição e continuar tentando de formas diferentes.
  2. Conhecimento de mercado – tenha certeza que você sabe no mercado que está se metendo. Mostre que você conhece os concorrentes, os clientes, o tamanho da demanda de mercado, o ambiente regulatório, e etc. Se você não mostrar esse tipo de confiança dificilmente conseguirá um investidor. Ou você confiaria o seu dinheiro para alguém que não faz ideia do que está fazendo?
  3. Humildade – ninguém quer trabalhar com uma pessoa arrogante que acha que sabe de tudo, muito menos o investidor anjo. Seja humilde, reconheça as coisas que você não sabe e mostre energia para aprender sempre.
  4. Seja o funcionário número 1 – ser o CEO da sua startup, principalmente quando você é o único funcionário fazer com que você tenha que ser o funcionário mais dedicado (risos). Quem é o primeiro vendedor da sua empresa? Você! Quem vai produzir o site da sua empresa? Você (se vire)! No início quem vai acordar cedo e fazer todas as tarefas braçais que ninguém quer fazer? Você! Se você não for “operacional” as chances da sua empresa sobreviver com ou sem investimento são muito pequenas.

Bons investidores-anjo não querem só dinheiro

Isso depende um pouco do tipo de investidor, mas geralmente os investidores anjo querem se engajar no negócio. Não só abrir a carteira e ir embora. Esse tipo de relação “toma o dinheiro e se vira” é ruim para o investidor que não sabe o dia dia do negócio e péssimo para o empreendedor, pois um bom investidor anjo tem muito o que adicionar a um negócio.

Não se esqueça que o investidor anjo também é um empreendedor e provavelmente tem mais vivência de mercado que você. Então os problemas que você vai passar ele provavelmente já enfrentou.

Os investidores anjo são pessoas muito bem relacionadas, que possuem uma grande rede de contatos, que pode trazer parceiros preciosos para o seu negócio e até mesmo clientes.

Estude o perfil do investidor antes de puxar a primeira conversa, pesquise sua carteira de investimentos, tente entender a relação entre ele e os empreendedores que ele apoia. Não é só sobre como conseguir um investidor anjo. Você não está só conseguindo dinheiro, você está adicionando um novo membro na sua sociedade e isso é bem delicado.

Não complique, por favor

Esse tópico trata de vários assuntos em relação ao seu negócio e o seu comportamento.

Para começar, como você imagina que seja o dia a dia de um investidor anjo? Eles recebem dezenas de propostas por dia, tem de lidar com as empresas que investem e ter uma vida no meio de tudo isso. Se você tem a oportunidade de se sentar com uma pessoa dessas “SEJA CLARO E BREVE”. Uma boa ideia não leva mais do que 10 minutos para ser explicada, se demorar mais do que isso você ou o seu negócio tem algum problema.

Que tipo de problema? Vamos lá. O seu negócio tem mais do que 3 funcionalidades principais? Você planeja trabalhar com mais de um modelo de negócio? O seu negócio é focado para o cliente final em um nicho muito específico? Se você respondeu sim em alguma desas perguntas o problema provavelmente está na sua proposta.

Entender que um negócio em fase inicial deve se manter o mais simples possível é primordial para o seu negócio. Você deve entregar valor e receber por isso, essa tarefa deve ser clara e fácil de explicar.

Você não faz nada sozinho

Não, você realmente não faz nada sozinho. Não estou dizendo que você precisa ter muitos funcionários ou sócios, mas sim que você tenha pessoas com habilidades que somadas com as suas possam sustentar uma empresa.

Se fizer uma pesquisa você vai encontrar muitas pessoas que dizem que a equipe perfeita para uma startup é um membro de tecnologia, um membro de negócios e um membro de marketing.

Essa estrutura garante que você consiga ter um negócio ágil e escalável por ter um responsável por tecnologia, que tenha alguém que conheça dinâmicas de mercado e que possa atuar como vendedor se for preciso e uma pessoa responsável por gerar as oportunidades de vendas utilizando marketing.

Você está realmente resolvendo um problema?

Deixamos por ultimo o fator chave de qualquer negócio: a sua empresa tem motivo para existir?

Essa pergunta é pesada, mas é importante que você reflita sobre ela. Existe uma demanda ou oportunidade não atendida no mercado em que o seu negócio se encaixe? Você está resolvendo um problema ou atendendo uma necessidade real das pessoas?

Se você respondeu não para alguma das perguntas acima, nós temos um problema…

É comum, ainda mais no mundo das startups, que as ideias nunca estão 100% certas, tudo deve ser testado e melhorado. O que não pode acontecer é o seu negócio não ser baseado em uma necessidade real dos clientes.

Esse é o fundamento básico de qualquer negócio, a necessidade.

Onde encontrar um investidor anjo?

Agora que nós já sabemos como conseguir um investidor anjo, chegou a hora de pensar em onde nós podemos encontra-los.

Como já foi dito, investidores anjo além de serem empresários são pessoas com uma extensa rede de relacionamentos. Eventos de empreendedorismo, cursos, palestras são ótimos lugares para encontrar investidores anjo.

As vezes os próprios grupos de investidores promovem eventos para conhecer novos negócios. Alguns exemplos de grupos que você pode fazer contato ou participar dos eventos são a Anjos do Brasil e a Curitiba Angels.

Outra forma é tentar contato diretamente com o investidor anjo, nesses casos a tarefa pode ser um pouco complicada, principalmente se você vai mandar um e-mail ou uma mensagem no celular. O seu negócio vai ser mais um na fila dele, ai é contar com a sorte. O ideal é que alguém te apresente, procure alguém que conheça a pessoa que você deseja pedir investimento e tente marcar uma reunião. Suas chances de ser ouvido serão bem maiores, assim como conseguir um investidor anjo.

Concluindo: como conseguir um investidor anjo?

Esperamos que esse post de um bom caminho para você sobre como conseguir um investidor anjo.

Tem uma ideia, mas não sabe como começar? Então dá uma conferida no nosso guia gratuito sobre como começar uma startup.

Até a próxima!

5 comentários sobre “Como conseguir um investidor anjo para o meu negócio?

  1. Bom sou Antônio Monteiro. Hoje estou atuando como representante comercial para uma pequena marca de jeans wear. Mas já fui empresário do mesmo segmento, estou procurando um parceiro que me ajude á montar um projeto para buscar investidor anjo para esse segmento de moda em Jeans wear que é bem lucrativo.

  2. Preciso de ajuda. Tenho várias ótimas ideias para apps , entre outras , mas não sei exatamente por onde começar…

  3. Temos um CNPJ aberto voltado para sermos uma fintech , temos uma solução de mobilidade urbana voltada para deficiente físico, juntamente com o banco digital e um plano de indicação para motoristas e passageiros. Precisamos de um investimento para por em prática esta nova modalidade de transporte e ganhos e corridas a preço zero.

Os comentários estão fechados.