Incubadora de empresas: o que é?

incubadora de empresas o que é

Hoje o assunto é: incubadora de empresas. Entenda o que é e como você pode utilizar esse espaço como um recurso de apoio na construção de um novo projeto de serviços ou produtos.

Vamos lá?

O que é uma incubadora de empresas?

Uma incubadora é uma instituição que ajuda a criar ou a desenvolver micro ou pequenas empresas em estágios iniciais. Geralmente são vinculadas a Universidades, mas também podem ser de iniciativas privadas ou parte de órgãos governamentais. Na maioria das incubadoras, a preferência é por projetos que tenham caráter inovador seja na área de prestação de serviços ou em oferta de novos produtos.

O importante é saber que as incubadoras dão um amplo suporte para empreendedores que estão começando, tanto com recursos físicos como de instrução. Alguns exemplos de apoio que podemos citar são: estratégias de marketing, assistência contábil, assistência jurídica, plano de negócios, mentorias, dentre outros.

Com um espaço físico amplo, as incubadoras recebem várias empresas em ambiente individualizado. Logo, é possível construir produtos, fazer apresentações e ter salas específicas para atendimentos e reuniões. Além disso, fazer parte desse cenário é uma ótima oportunidade de construir ou aumentar seu networking.

Com acompanhamento e treinamentos constantes, esses espaços fortalecem a base de construção do negócio e de estudos que ajudam a estabelecer as empresas que não sabem por onde começar ou que ainda não se sustentam sozinhas.

Entretanto, saiba que cada incubadora tem seus processos de admissão ou seleção. Então pesquise e analise qual abrange melhor o seu negócio.

Você já sabe se o seu negócio se encaixa no perfil de uma incubadora?

Para quais negócios é indicado?

Uma incubadora de empresa é um local indicado para negócios que estão em fase inicial de desenvolvimento. Pode ser um projeto de uma empresa que já está atuando no mercado ou até de pessoa física que queira começar.

Lembrando que as incubadoras buscam atender projetos que tenham potencial inovador tanto na área de serviços como de produtos.

Então, é preciso ter muito claro os objetivos do seu negócio e um planejamento adequado. Afinal não é só chegar lá e se instalar, você terá que participar de um processo seletivo.

Para participar destes processos, é necessário estar preparado para apresentar sua ideia de forma objetiva e clara. Apresentando perspectivas técnicas e econômicas com planos de negócios viáveis.

“Ah, mas eu ainda não tenho ideia de como fazer isso!”

Então a nossa sugestão é: faça um Pitch. Nesse formato você pode fazer tudo isso que falamos ali em cima de uma forma muito prática.

Vai lá no nosso post sobre Como fazer um pitch e dá uma olhada.

Incubadora x Aceleradora: Qual é a diferença?

Sempre fica a dúvida sobre qual é a diferença entre incubadora e aceleradora e qual é a mais apropriada para cada negócio.

Então confere a nossa descrição de cada uma, para entender as diferenças:

Incubadora

As Incubadoras cedem espaço físico para projetos que estão no início do desenvolvimento. Geralmente conectados com ideias e centros de pesquisas que apoiam empreendedorismo, incentivando a inovação e tecnologia. Por se tratar de um local que recebe empresas em fase inicial, o negócio não precisa ser algo que já tenha um projeto escalável.

Auxiliando com uma estrutura de serviços que dão suporte às instalações físicas e de planejamento, seguem um modelo mais tradicional de consultoria em negócios. E é necessário passar por um teste de admissão para poder participar do espaço.

Aceleradora

Muito conhecida no mundo das Startups, uma aceleradora também trabalha com empresas em fase inicial, mas que já tem sua estrutura um pouco mais elaborada e que tenham uma proposta com chances de crescimento rápido.

É menos burocrática do que uma incubadora e é formada por empresas privadas ou um grupo de empreendedores. Esse grupo apoia as empresa com mentorias de especialistas, espaço físico e em algumas vezes com investimento financeiro.

OU SEJA: o que é uma incubadora de empresas?

Incubadora: Espaço que proporciona melhorias para algo que não tem mercado definido e que ainda vai conquistar seu espaço.

Aceleradora: Estimula o crescimento de algo que já tem potencial percebido, principalmente através de mentorias, tornando o crescimento rápido e em escala.

Então, agora que você já sabe o que é uma incubadora de empresas, que tal saber mais sobre as aceleradoras?

Dá uma conferida no nosso post sobre o que é uma aceleradora de startups e saiba que tipo de apoio seu negócio pode receber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *