O que é pesquisa e Desenvolvimento de produtos? Em pleno século XXI, nós encontramos concorrências acirradas devido ao avanço tecnológico que vivemos e um crescimento na exigência dos consumidores. Não queremos te desanimar, isso não significa que você precisa desistir logo de início.
Quando uma empresa pretende lançar um produto, a principal etapa que ela enfrenta é o processo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D). Objetivando ver com mais clareza e abrangência os resultados de acordo com as necessidades estudadas anteriormente pelo público-alvo da marca.
Antes de continuar a leitura, confira um artigo nosso com dicas sobre como abrir um negócio para te ajudar no andamento do processo.
Para explicar melhor o que queremos dizer, hoje vamos falar sobre a P&D e as etapas que precisam ser seguidas.
O que é Pesquisa e Desenvolvimento de produto?
O P&D é uma abordagem que tem como principal objetivo diminuir os riscos que uma empresa pode vir a ter depois de lançar um produto no mercado, ou seja, a intenção é garantir que a sua ideia dê certo e as vendas aumentem a longo prazo.
No decorrer do planejamento é preciso sempre levar em consideração:
- Qual é a necessidade do mercado;
- Como a sua ideia por se relacionar com essa necessidade;
- O que o público irá achar do seu produto;
- Aonde a sua marca pode melhorar antes do lançamento;
Agora, vamos destrinchar os passos para exemplificar.
Pesquisa e Desenvolvimento de produtos: as etapas do processo
Como todo processo, para ter um resultado eficiente, normalmente, é recomendado seguir etapas sequenciais e nesse caso não seria diferente. Dê uma lida para entender sobre cada uma:
1. Definição do conceito do produto
Provavelmente, você já tem uma base do que quer soltar no mercado. Porém, nessa parte, é fundamental definir os principais detalhes iniciais da ideia do seu produto levando em consideração a finalidade, características, materiais, benefícios e vantagens voltados para os consumidores.
1. Análise do mercado
Todo plano envolvendo comércio e vendas precisa, em algum momento, pesquisar e estudar sobre o mercado e o que já existe nele. Entender quais são as deficiências que seus concorrentes apresentam, os tipos de produtos ofertados e seus preços, e o que o seu público quer, podem te auxiliar no restante da criação.
Na Evolve, nós enfatizamos sobre a viabilidade de implementação. Esse conceito consiste em saber se sua ideia é boa ou não, se terá consumidores desejando o produto e se há chance de vendas.
Por isso, a pesquisa exterior fará uma grande diferença e, até mesmo, um choque de realidade para o seu negócio.
2. Pesquisa e Desenvolvimento de produtos
A parte de conceito e características do produto foi finalizado. Agora, o momento de colocar a mão na massa chegou.
Obviamente, ajustes técnicos e financeiros aparecerão no caminho e, com certeza, você saberá resolver, visto que fez todo uma pesquisa inicial para lançar um produto único.
É nessa etapa que é feita a pesquisa em conjunto com os clientes e a criação do Produto Minimamente Viável (MVP).
3. Lançamento do produto
A hora mais aguardada do processo finalmente chegou: você vai apresentar a sua inovação ao mercado.
O foco principal dessa etapa é utilizar os dados coletados desde a criação da ideia e aplicá-las em campanhas de marketing, de modo a oferecer o seu produto aos consumidores dele.
Indicamos construir um plano de marketing contendo todos os componentes para o sucesso do seu negócio. Você vai divulgar o seu produto, atraindo clientes e criando uma relação com eles, junto com a definição de posicionamento, objetivos e estratégias.
Dê um destaque na propaganda do seu produto para evitar tempo desperdiçado e possíveis frustrações no final.
4. Análise dos resultados
De modo algum, a pesquisa e o desenvolvimento de produto são finalizados com o lançamento dele. Ainda temos a análise de dados incluindo os prováveis ajustes, a quantidade de vendas e pessoas impactadas.
Leia e escute a opinião dos seus consumidores, sejam negativas ou positivas. Isso irá te ajudar na parte de ajustes e aumentar a satisfação dos clientes.
Use a estratégias a seu favor
Todo o desenvolvimento exigiu muito de você e para facilitar um pouco, inclua a tecnologia nas atividades, como a automação ou o uso de código de barras.
No mesmo caminho de Pesquisa e Desenvolvimento, nós encontramos estratégias que podem fazer a diferença. Uma delas é o Lean Startup, uma metodologia muito usada por empreendedores que se dá pela criação de protótipos projetados de maneira ágil e rápida.
Acelerando o lançamento da mercadoria final ao mercado e facilitando nas regulações das técnicas estabelecidas.
Ciclo de vida do produto
Para quem não sabe ou nunca leu sobre o ciclo de vida de produtos, ele é poucas vezes levado em consideração.
Nesse artigo, não vamos nos aprofundar sobre o tema, mas caso você queria saber mais, basta clicar aqui.
O produto, desde o começo, enfrentará fases e é importante você saber identificar qual momento o seu ele se encontra. Logo, saberá quando não está funcionando, se já alcançou o pico de lucratividade e quando desenvolver um novo produto.
Conclusão: pesquisa e Desenvolvimento de produtos
O ciclo é dividido em: introdução, crescimento, maturidade e declínio. São estabelecidas com base no estudo de métricas observadas envolvendo o número de vendas, o custo de investimento, concorrência e lucro.
Na Evolve MVP já participamos do levantamento e evolução de ideias inovadoras em mais de 170 projetos. A sua pode ser a próxima, agende a sua assessoria gratuita e fale com um especialista no assunto.
Gostou do artigo? Confira os outros em nosso blog, queremos fazer parte do seu conhecimento e crescimento, tanto profissional, quanto pessoal.