Pular para o conteúdo

Tipos de inovação: quais são e como aplicar?

tipos de inovação capa

Você saiba que nem toda inovação é igual? Existem vários tipos de inovação e classificações relacionadas a sua abrangência, impacto e aplicação.

Nesse post nós vamos explicar quais são esses tipos de inovação e onde você pode encontrar exemplos para se inspirar.

Relembrando: o que é inovação?

Nós já escrevemos um post aqui no blog focado em responder a essa pergunta. Para contextualizar, caso você seja novo por aqui, “inovação é um conceito econômico e social que se realiza no mercado e a empresa é seu agente” (SALERNO). Leia nosso post completo sobre o que é inovação.

A inovação acontece por meio de uma empresa, é produzida em massa e possui valor de mercado. Isso é o que difere a inovação da inovação e da descoberta.

Caso você queira saber como ter ideias inovadoras, de uma conferida nesse post! É bem mais fácil do que parece.

Quais são os tipos de inovação?

Dentro de uma organização a inovação pode acontecer em qualquer contexto e em diferentes dimensões. A seguir nós listamos os tipos de inovação mais comuns de se encontrar e seus respectivos exemplos.

Inovação de produto

A inovação de produto trata de novos produtos que são lançados no mercado. O que define um produto inovador são os novos recursos. As características que trazem algum tipo de valor inédito para o cliente do segmento em questão.

Um dos exemplos recentes e impactantes de inovação de produto foi a transição dos celulares para os smartphones.

tipos de inovação de produto

Existem dezenas de exemplos, principalmente por conta da tecnologia: pulseiras inteligentes, drones, impressoras 3D, etc.

Inovação de serviço

A inovação de serviço acontece quando uma organização adiciona ao seu portfólio algum novo serviço. A inovação em serviço pode ser utilizada para gerar mais benefícios para o seu cliente ou até mesmo criar uma nova unidade de negócio, quando o serviço em questão é capaz de se sustentar sozinho.

Um exemplo de inovação em serviço dentro de uma organização pode ser o caso das linhas áreas que no exterior tem uma categoria de voos mais baratos, mas com o serviço mais enxuto.

Já um exemplo de inovação em serviço que cria uma empresa é o caso da Uber, eles apresentaram ao mercado mundial uma nova maneira de se locomover e acabaram virando uma organização global.

Ainda, falando da Uber, ela própria se preocupa com a inovação de serviços, lançando uma infinidade de outras opções de atendimento como o Uber Eats (entrega de comida), o Uber Black (carros de luxo) e o Uber Pool (dividir a corrida).

Inovação em processo produtivo

A inovação de processos é um dos tipos de inovação que tem o objetivo de melhorar a capacidade produtiva de uma determinada operação ou de uma cadeia produtiva inteira. A inovação de processo pode ser focada na diminuição de custos, aumento de produção, melhoria na qualidade dos produtos, melhorar o controle e diminuir retrabalho, etc.

henry ford tipos de inovação

Um exemplo de inovação em processo produtivo é a linha de produção implementada pelo Henry Ford no início do século 20. Além disso, ainda no ambiente automotivo temos a adição de robôs as linhas de produção, uma inovação relativamente recente e que impacta muito na produtividade das montadoras.

Inovação de modelo de negócios

Aqui somos suspeitos para falar, por que é a nossa área de atuação. A maioria das startups mais famosas do mundo foram pioneiras nos seus modelos de negócio. Inovação em modelo de negócio trata basicamente de como uma organização entrega valor para o cliente e recebe por isso.

Existem diversos de modelos de negócios inovadores, entre eles podemos destacar os clubes de assinaturas, como Dollar Shave Club (serviço que te entrega todo mês barbeadores por US$1). Outro exemplo interessante muito adotado por empresas de varejo brasileiro, com destaque para a Maganize Luiza são os Marketplaces, negócios especializados em fazer o intermédio entre compradores e vendedores. Uma espécie de “shopping online”.

Inovação tecnológica

A inovação tecnológica é um tipo de inovação que trata da adição de novas tecnologias a um produto ou serviço.

A wi-fi foi um tipo de inovação tecnológica, mas existem outros exemplos. Como a inteligência artificial e os Chatbots que hoje tomam conta do atendimento dos canais digitais de muitas empresas, os carros que se pilotam sozinhos, as casas inteligentes, etc.

Nós explicamos a inovação tecnológica mais a fundo nesse post.

Inovação logística

A inovação logística é um tipo de inovação que trata do transporte e distribuição de um determinado produto ou serviço. O foco da inovação logística pode ser aumentar a velocidade das entregas, aumentar a eficiência ou criar novas formas de chegar ao consumidores.

Atualmente uma das empresas com iniciativas mais interessantes relacionadas a inovação logística é a Amazon com a entrega de produtos comprados na internet utilizando drones.

tipos de inovação drone

No Brasil a logística é um dos tipos de inovação mais carentes. Porém, já existem algumas empresas focadas em entregar produtos de e-commerce, buscando aumentar a velocidade e a segurança para os vendedores.

Inovação em Marketing

Inovação em marketing, diferente do que muitos possam pensar, não estão relacionadas só com publicidade e propaganda. A inovação em marketing trata das novas formas de se captar clientes para uma empresa. As novas formas de captar clientes podem ocorrer de várias formas. Utilizando redes sociais, automação de marketing, growth hacking (técnicas de crescimento exponencial para uma organização), etc.

Empresas famosas em inovação em Marketing (e que nós somos fãs) são a Hubspot e a Growth Hackers (repositório de experimentos de marketing).

Já sei os tipos de inovação. Por onde eu começo?

Nós apresentamos até aqui apenas alguns exemplos tipos de inovação. Existem outras formas de medir inovação, outros autores que falam sobre inovação e outros campos que a inovação pode ser aplicada.

Por onde você pode começar?

Se você for um empreendedor querendo começar um negócio observe o mercado, veja quais são as oportunidades, necessidades não atendidas e procurem encaixar um produto ou serviço nessas lacunas.

Quando encontrar uma oportunidade de inovar, teste o mais rápido possível. Uma ideia inovadora sem execução não vale nada!

Se você está em uma organização ou gerencia uma equipe a regra é a mesma. Observe ao seu redor, procure por oportunidades de melhoria, ouça seus clientes, pense em novas formas de ajuda-los no seu dia a dia, analise as restrições que a sua empresa possui e realize testes.

Quanto antes você testar, mais cedo terá negócios realmente de valor nas mãos.

Se precisar de ajuda para começar a inovar fale com a gente!

Referências:

Tipos de inovação: Curso de gestão da inovação – Poli-USP.

1 comentário em “Tipos de inovação: quais são e como aplicar?”

  1. Pingback: ESA Processos » VAMOS CONVERSAR SOBRE INOVAÇÃO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *