Indo direto ao ponto, o que é uma startup?
Para Eric Ries, escritor do Lean Startup, um dos livros mais famosos sobre o tema “uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”. Outra definição parecida, dessa vez do Steve Blank, um dos pioneiros na área diz que “uma startup é uma organização formada para buscar um modelo de negócios escalável, repetitivo e lucrativo“.
Traduzindo de maneira mais simples “uma startup é uma empresa na fase inicial, que tem uma ideia de negócio, mas ainda não tem certeza se consegue ganhar dinheiro com ela. Essa organização não precisa ser obrigatoriamente fundamentada no meio da tecnologia, ou seja, não precisa ter um aplicativo envolvido. Consiste em um grupo de pessoas testando se um negócio é viável ou não.
Se você ficou na dúvida e já tem uma startup ou se a sua ideia de negócio pode se tornar uma, no decorrer desse artigo nós vamos apresentar algumas definições e a visão da Evolve sobre o que é uma startup e o que não é.
Explicando o que é uma startup de forma mais detalhada…
Nas duas definições que nós apresentamos no início do texto, os autores (Ries e Blank) usam alguns termos que talvez não fiquem tão claros em uma primeira leitura. Vamos explicar o sentido de cada um deles.
O que é uma startup por Eric Ries:
“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”
Ou seja, um grupo de pessoas que se junta para criar um novo produto ou serviço. Isso fica bem claro, mas a questão é: o que ele quer dizer com “condições de extrema incerteza“?
Quando um empreendedor vai começar uma startup, geralmente ele tem uma ideia de negócio, mas não tem certeza se o público vai aceitar (as vezes não sabem nem quem é o público), não sabe como vai faturar com o negócio, não tem certezas sobre o mercado e etc.
Até você começar a vender de fato, tudo que você tem são hipóteses! Certeza mesmo você geralmente não tem, é um ambiente de “extrema incerteza“.
O que é uma startup por Steve Blank:
“Uma startup é uma organização formada para buscar um modelo de negócios escalável, repetitivo e lucrativo.”
Essa definição é bem interessante por que tem dois componentes que nós não estamos familiarizados: Modelo de negócio escalável e repetitivo.
O que é um modelo de negócios escalável?
Modelo de negócio escalável é um negócio que consegue produzir um produto ou serviço em grande escala sem precisar crescer na mesma proporção sua estrutura.
Como exemplo, temos o Uber é um exemplo, aplicativo que conseguiu se espalhar por vários países sem precisar de muitos funcionários. No Brasil temos o exemplo do Ifood, aplicativo de Delivery que esta presente em grande parte das cidades do País e não necessita de uma equipe gigantesca.
O que é um modelo de negócio repetível?
Muitas vezes nós nos confundimos entre o que é escala e o que é repetição.
Escala, como dito anteriormente, diz sobre a capacidade de crescimento da empresa. Quando dizemos que um negócio é repetível quer dizer que ele consegue vender um mesmo produto para muitas pessoas. Ou seja, o mesmo serviço é fornecido com o mínimo de customização possível.
Por que “repetível” e “escalável” são tão importantes?
Se você pesquisar mais a fundo sobre o que é uma startup, você encontrará outras definições como: startups são “scale-ups“. Uma scale-up é uma empresa de crescimento acelerado. O quão acelerado é esse crescimento? Em média 20% ao ano (algumas crescem até mais do que isso).
Essa exigência de crescimento acelerado faz com que as empresas tenham crescimento quase viral.
Startups brasileiras como a Resultados Digitais, que passaram de um quadro de 30 funcionários a 600 em menos de 4 anos são consideradas scale-ups e são cobiçadas por investidores.
Temos muitos outros exemplos no Brasil, como Hotmart, Sympla, Contabilizei, Conta Azul, entre outras.
Nossa visão: o que é uma startup para a Evolve?
Falando como sócio da Evolve e já tendo trabalhado em mais de 70 lançamentos de startup, no meu ponto de vista o mais importante é que a sua ideia resolva um problema real.
Não se apegue tanto a escala e nem a tecnologia. O importante mesmo é que as pessoas precisem realmente do seu produto e estejam dispostas a pagar.
Lembre-se: tudo que você tem são hipóteses!
O que nós achamos extremamente divertido de tudo isso é justamente trabalhar na incerteza. Isso é um dos componentes mais interessantes de se trabalhar com startups. Você aprende muito com o seu negócio, e você lapida ele a cada novo protótipo e a cada feedback dos seus clientes.
Quando uma startup deixa de ser uma startup?
Essa é uma questão muito discutida no meio do empreendedorismo: quando uma startup deixa de ser uma startup?
Bom, a resposta é que DEPENDE!
Se seguirmos as definições “ao pé da letra” uma startup se tornaria uma empresa no momento em que o modelo de negócio é validado. Em outras palavras, você deixa de ser uma startup no momento que descobre que o seu modelo de negócios é sólido.
Modelo de negócio sólido = dá lucro, as pessoas querem, você consegue entregar, o seu negócio consegue ser legalizado dentro das leis vigentes, você consegue ver a sua empresa “viva” dentro dos próximos anos.
Concluindo, o que é uma startup?
Espero que esse artigo tenha esclarecido para você o que é uma startup e te incentive a começar a sua. Pode parecer meio complicado, mas é muito divertido!
Se você ainda não tem uma ideia, mas quer empreender, procure os problemas do cotidiano das pessoas. Pense em como você poderia resolve-los com um produto ou serviço.
Esse é o melhor primeiro passo que você pode tomar.
Leia também o nosso outro artigo como começar uma startup. Nele nós explicamos como dar os primeiros passos na sua startup.
Se precisar de ajuda para começar só entrar em contato com a gente contato@evolvemvp.com ficaremos muito felizes em ouvir e ajudar você a lançar as suas ideias!
Ah e fique ligado no nosso site que toda semana nós vamos postar algum conteúdo novo sobre startups e empreendedorismo.
2 comentários sobre “O que é uma startup? Aprenda definitivamente o que é e como começar”