Startup o que é e como saber se eu tenho uma?

startup o que e

Startup o que é? Você está aqui provavelmente por que ouviu na TV, viu na internet ou de algum amigo a palavra Startup, mas o que é? O que significa?

Nesse post nós vamos responder a essa e outras dúvidas sobre de maneira simples e direta.

Índice:

  • Startup o que é
  • Quando uma startup deixa de ser uma startup?
  • Como começar a minha startup?

Startup o que é e o que não é?

Startup é uma empresa em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores.

Por exemplo: você tem uma ideia de aplicativo de revenda de carros antigos, você se junta a alguns amigos e começa a pesquisar como por em prática. Isso é uma startup!

Só empresas focadas em tecnologia podem ser chamadas de startups?

Depende, nós aqui na Evolve consideramos qualquer empresa em fase inicial, buscando testar uma nova ideia de negócio como uma startup. O que faz ser ou não uma startup é a necessidade de ser testada!

As primeiras startups surgiram no meio da tecnologia, por isso a imagem dessas organizações está realmente muito atrelado a tecnologia.

Definições famosas de startup o que é

Se você está em busca de uma definição mais acadêmica, aqui estão as duas definições mais famosas do mercado:

1. Para Eric Ries, escritor do livro Lean Startup (vale muito a pena ler), um dos mais famosos dentro da literatura de empreendedorismo e tecnologia uma startup é:

“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”

Ou seja, um grupo de pessoas (instituição humana) que nasce para criar novos produtos e serviços que não se tem certeza se pode dar certo ou não.

Particularmente essa é a definição que nós mais gostamos.

2. Outra definição famosa é a do Steve Blank, ele criou a metodologia de desenvolvimento de startups Customer Development e é um dos mais famosos escritores e pesquisadores da área de inovação e empreendedorismo do mundo. Para ele uma startup é:

“Startup é uma organização temporária projetada para buscar por um modelo de negócios escalável e repetível que atua num ambiente de extrema incerteza.”

Embora a definição seja parecida com a do Eric Ries, a diferença é que nessa definição tem dois termos bem famosos no meio das startups: Escalável e repetível.

  • Escalável: que consegue atender muitos clientes e aumentar a capacidade sem precisa aumentar a equipe na mesma proporção. Exemplo: o Ifood é escalável, com uma equipe enxuta eles consegue atender quase todo o país e podem expandir crescendo pouco a equipe.
  • Repetível: que pode ser repetido em outros mercados. Por exemplo: o Uber é repetível, o mesmo modelo de negócio e serviço funciona em Londres em São Paulo e em qualquer cidadezinha do interior do Brasil. Repetível e a capacidade de ser vendido da mesma forma em vários lugares sem necessitar de alteração.

Nós particularmente não acreditamos que uma startup precise ser escalável ou repetível para ser uma startup. Desde que o negócio seja inovador e necessite ser testado já basta para considerarmos uma startup.

Quer exemplos de ideias de startup? Leia o nosso post 30 ideias para abrir um negócio ou nos siga no Intagram, todos os dias postamos uma nova ideia de startup lá!

Alguns exemplos:

  • Um serviço de estacionamento que cobre pelo tempo de permanência e não pela hora fechada.
  • Um serviço especializado em aluguel de motos.
  • Um site de venda ou aluguel de maquinários agrícolas para pequenas plantações.
  • Cozinhou muita comida no almoço e sobrou? Tire uma foto do prato e envie uma notificação para as pessoas em um raio de alguns quilômetros com o preço.
  • Veja mais ideias aqui.

Quando uma startup deixa de ser uma startup?

Como dito antes, uma startup existe para testar uma ideia de negócio, após esse teste acontecer, se der certo e a startup começar a crescer, teoricamente ela deixa de ser uma startup assim que a empresa se consolida no mercado.

Mas na prática muitas startups crescem e continuam a fazer experimentos de fontes de receita. Por exemplo, a Google é uma empresa consolidada no mercado que ainda trás traços de startups.

Outros exemplos como Uber, AirBnb, Cabify são empresas globais que continuam com estrutura interna e processos de startups.

Como começar uma startup?

Começar um negócio pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é! Você só precisa seguir um processo e ter dedicação! A seguir nós damos 4 dicas para tirar a ideia da sua cabeça e transforma-la em um negócio de maneira simples.

Startup o que é continua após a imagem.

como-comecar-uma-startup-cta-post2

Você está lendo: Startup o que é continua após a imagem.

O primeiro passo: tenha uma ideia de negócio.

Garanto que você já teve alguma ideia de empresa ou uma forma de facilitar algum problema do seu dia a dia. Isso é um ótimo ponto de partida!

Boas ideias são aquelas que resolvem problemas reais das pessoas! Pense em coisas realmente úteis, que as pessoas realmente precisem e pagariam por isso!

Não teve nenhuma ideia? Nós escrevemos um post sobre como ter ideias de negócio criativas, vale a leitura.

Segundo passo: pense nos seus clientes, quem eles são?

Pegue uma folha de papel e escreva, como seria seu cliente ideal? Por exemplo, pense que você tem um bazar online de roupas de criança, quem seria seus clientes?

Mães e pais querendo vender as roupas das crianças que não servem mais e Mães e pais querendo comprar roupas de criança certo?

Os pais que estão mais dispostos a vender, provavelmente eles não terão mais filhos, por isso não vão mais aproveitar as roupas?

Onde eles venderiam as roupinhas hoje? Por quanto?

Percebe que quanto mais você pensa, mais informações nós conseguimos deduzir.

O segundo passo é justamente esse, pesquise o público, pergunte, pesquise na internet. Descubra como ajuda-los a resolver os problemas do dia a dia. No caso do nosso exemplo, ajuda-los a comprar e vender roupas de criança.

Passo três: pense no seu produto!

Dentro das coisas que você descobriu na pesquisa com os clientes, como você poderia ajuda-los?

Com um site? Uma página no Facebook? Um aplicativo? Pense no produto da maneira mais simples possível! Qual a funcionalidade principal? Um lugar onde os pais podem tirar uma foto da roupa e publicar com o preço? Um lugar onde os pais possam pesquisar por itens usados? Carrinhos de bebê? Andador? Cadeirinha para o carro?

Formate um produto sem muita firula!

Passo quatro: como você vai ganhar com isso?

Como você vai ganhar dinheiro com isso? Vai cobrar uma porcentagem por venda? Vai cobrar mensalidade dos pais? Vai encontrar marcas dispostas a patrocinar o site? Vai cobrar e vender as roupas como um brechó online?

Pense de defina como será a sua forma de ganhar dinheiro.

Pensei em tudo. E agora?

Teste, tente montar um protótipo com ferramentas gratuitas, pergunte, entreviste as pessoas. Tente vender de forma manual.

Essas coisas que você definiu até aqui precisam ser testadas e validadas. Corra atrás!

Nesse post nós explicamos de forma bem mais completa como começar a sua startup.

Concluindo: startup o que é?

Espero que esse post tenha conseguido ajudar você a entender uma startup o que é e se você tem uma ou não.

Fique ligado nos nossos conteúdos! Toda semana nós publicamos novas dicas e artigos sobre inovação e negócios.

Boa sorte, se precisar de ajuda é só entrar em contato: contato@evolvemvp.com

Abraço.

Tópicos relacionado com “startup o que é”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *