A pressa é inimiga da perfeição, como diz o ditado. E para as pessoas que tem pressa em decidir qual é a sua startups, indicamos continuar lendo para primeiro entender quais são os tipos e em qual opção a sua ideia mais se encaixa.
Como tudo na vida, devemos estudar e nos informar ao máximo sobre algo que queremos realizar no futuro, e não seria diferente quando se trata de startups.
Agora, iremos aprender o que é uma startup e quais são os tipos que você precisa saber. Primeiro…
O que é uma startup?
O termo ganhou forças entre os anos de 1996 e 2001, e são empresas que desenvolvem produtos ou serviços que buscam inovar no mercado. Normalmente, sob condições de incerteza e com soluções a serem ainda moldadas.
Segundo Eric Ries, startup significa:
“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”
Enquanto para Steve Blank:
“Startup é uma organização temporária projetada para buscar por um modelo de negócios escalável e repetível que atua num ambiente de extrema incerteza.”
Quando falamos de incertezas queremos dizer que, querendo ou não, não há garantias que o seu modelo de negócio terá sucesso.
Ainda mais em um mundo onde temos acesso a informações de todos os tipos e em grande quantidade.
Para lidar com isso, o produto mínimo viável (MVP) vem com o objetivo de validar o modelo de negócio entendendo qual é a demanda do momento para ver se a ideia faz sentido e se terá sucesso.
Enfim, você pode encontrar diversas definições do que é uma startup, mas nós acreditamos que basta um negócio ser inovador e necessite ser testado para ser considerada uma.
Em um vídeo do nosso canal do Youtube, nós explicamos melhor o que é uma startup e como saber se você precisa ter uma. Para acessar, clique aqui.
Finalmente chegou o momento esperado onde vamos explicar os tipos para você entender melhor. Continue acompanhando.
Buyable startups
Empresas que possuem uma ideia incrível e precisam de um empurrão – ou investidores para aplicações de alto risco – para tirar do papel e colocar em prática, instrumentalizando o seu modelo de negócio.
Scalable startup
Basicamente, são empresas que utilizam um modelo de negócio com potencial de crescimento e investem financeiramente nele. Logo, a ideia já está no mercado, mas precisa de um capital de risco para alavancar os seus negócios para outro patamar e atrair clientes, funcionários e lucratividade.
Lifestyle startups
Diz respeito às empresas que possuem uma ideia e buscam pelo sucesso do seu negócio porque simplesmente amam e não estão preocupados apenas com o dinheiro. O principal objetivo dessa startup é realizar o sonho de colocar a sua ideia no mercado, é isso que os move.
Large company startup
Empresas grandes e com tempo considerável de mercado que buscam inovar os seus negócios para se adaptarem ao novo contextual atual que o mercado esteja exigindo. Normalmente, a fase que elas se encontram é de baixa produtividade e retorno, e para evitar o fechamento da empresa, elas precisam se reinventar.
Social startups
Esse tipo de startup de assemelha ao Lifestyle Startups, o objetivo das empresas é fazer diferença no mundo, na região em que vivem e para as pessoas que destinam o seu trabalho. Esse tipo de negócio pode ser organizações com ou sem fins lucrativos, mas não é o foco principal do projeto.
Small business startups
Sem almejar uma enorme expansão, as empresas iniciantes são gerenciadas por microempreendedores que estão começando na área e, consequentemente, não possuem experiência. Apesar disso, essas empresas ainda movem a economia local e lucram com isso.
Conseguiu identificar em qual o seu negócio de encaixa? Ou gostou do conteúdo, mas ainda não deu início a sua startup?
A sua ideia merece ser ouvida e posta à prova. Saiba o passo a passo para começar uma startup clicando aqui.
Aproveite para solicitar uma assessoria gratuita conosco e conheça as nossas startups. Vamos lançar a sua ideia!